Dilma lamenta morte de Brossard e destaca sua luta contra a ditadura 

Em nota divulgada neste domingo (12), a presidenta Dilma Rousseff lamentou a morte do ex-ministro da Justiça e do Supremo Tribunal Federal (STF) Paulo Brossard e destacou a luta do jurista no enfrentamento da ditadura militar.

jurista Paulo Brossard

“É com tristeza que recebo a notícia da morte do jurista Paulo Brossard, homem de fortes convicções democráticas, que se tornou uma referência política na luta contra a ditadura. O país perde um grande brasileiro”, disse a presidenta.

De acordo com informações, o ex-ministro faleceu, neste domingo (12), em sua residência em Porto Alegre, aos 90 anos. O velório deve ocorrer no Palácio Piratini, sede do governo do estado.

Também, em nota, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ressaltou a contribuição do jurista na luta pela redemocratização do país e para a realização, em 1992. “O Ministério da Justiça assinala a contribuição relevante que ele prestou ao país na luta pela redemocratização e ainda seu papel destacado como titular da pasta da Justiça no governo [de José] Sarney e, em seguida, entre 1989 e 1994, como ministro do Supremo Tribunal Federal”.

“Diante de seu legado como homem público, político, jurista, ministro do STF e advogado, é que, neste momento de dor de seus amigos e familiares, apresento sinceras condolências”, acrescenta o texto.

O presidente nacional da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, também externou pesar: "Paulo Brossard é referencia para o estado de direito e defesa das liberdades publicas. Uma vida dedicada a fazer o bem. O Brasil perde um homem de visão e autêntico ". Um minuto de silêncio foi respeitado antes da realização plenária do conselho nacional da entidade.

Da Redação do Vermelho
Com informações da agências