São Paulo recebe atividades comemorativas da Revolução dos Cravos

Por conta do 41º aniversário da Revolução dos Cravos, comemorado no dia 25 de abril, diversos atos serão realizados, em São Paulo, ao longo das próximas semanas.

Portugal - Arquivo histórico

As atividades começam nesta quinta-feira (16) com o debate “Revolução dos Cravos: ontem e hoje”, realizado na USP. O evento conta com a participação de representantes da Fundação Maurício Grabois, da USP, da Unifesp e da IFETSP.

Na semana seguinte, a Casa de Portugal, no centro da capital paulista, recebe uma série de encontros. No dia 22 de abril, ocorre a palestra “Revolução dos Cravos e os Trânsitos Coloniais”, com Bela Feldman Bianco, da Unicamp. Em 23 de abril, acontece a mesa redonda “Trânsitos coloniais e identidades subalternas” e também alguns encontros musicais.

O PCdoB recebe no dia 6 de maio, ainda como parte das comemorações pela Revolução dos Cravos, o debate “Os ideais de Abril e a crise na Europa”, com a presença do diretor do Jornal Avante, Manoel Rodrigues. O encerramento das atividades ocorre no dia seguinte, na Câmara Municipal de São Paulo.

A Revolução Dos Cravos foi o movimento que derrubou o regime salazarista em Portugal, em 25 de abril de 1974. A revolução estabeleceu a democracia no país e promoveu importantes transformações políticas e sociais.

Do Portal Vermelho