Dilma e Aldo parabenizam primeiro brasileiro civil a ir ao espaço 

A presidenta Dilma Rousseff parabenizou, nesta sexta-feira (17), por meio de sua conta no Twitter, o estudante Pedro Nehme, pela conquista de ser o primeiro brasileiro civil a ir ao espaço, ainda neste ano. O ministro de Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, também usou a rede social para ressaltar o feito do estudante."Parabéns, desejo uma missão espacial vitoriosa", ressaltou o ministro Aldo Rebelo.
 

Dilma parabeniza primeiro brasileiro civil a ir ao espaço - MCTI

"Gostaria de parabenizar pela conquista de ser o primeiro brasileiro civil a ir ao espaço", afirmou a presidenta. "O Pedro Nehme foi da primeira turma do Ciência sem Fronteiras, estagiou na Nasa e está na nossa Agência Espacial Brasileira. Ele venceu um concurso com outros 129 mil concorrentes e fará um voo suborbital levando um experimento de uma escola pública brasileira. Parabéns e boa sorte", acrescentou Dilma Rousseff.

Pedro, de 23 anos, é estudante de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília (UnB) e bolsista da Agência Espacial Brasileira (AEB), estagiou na Nasa e, conforme destacou a presidenta em sua mensagem, foi da primeira turma do Ciência sem Fronteiras.

Nehme foi selecionado após vencer um concurso com outros 129 mil concorrentes de todo o mundo e fará um voo suborbital. Ele terá a missão de levar ao espaço um experimento, selecionado pela AEB, capaz de avaliar os diversos aspectos fisiológicos relacionados à exposição do corpo humano ao ambiente de microgravidade e hipergravidade, decorrentes de um voo suborbital tripulado.

A competição foi promovida em 2013, por uma empresa aérea holandesa . O desafio consistia em adivinhar em qual ponto iria estourar um balão de alta altitude, monitorado por câmeras e GPS.

Dentre todos os candidatos, Pedro foi o que mais se aproximou do resultado final, vencendo a disputa. Atualmente, o estudante auxilia no desenvolvimento dos programas da AEB.

Fonte: Blog do Planalto