Festival da Juventude Rural reúne jovens do Brasil e da América Latina

Cinco mil jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o Brasil e também delegações de 10 países da América Latina se reunirão por quatro dias na capital federal para um grande evento de diálogo e integração: o 3º Festival da Juventude Rural, realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

Festival da Juventude Rural - Contag

Entre os dias 27 e 30 de abril, a juventude do campo, da floresta e das águas debaterá temas fundamentais para o nosso país: a luta por terra, políticas públicas e sucessão rural na América Latina. “Esta será uma grande oportunidade para fortalecer e tornar visíveis as reivindicações dos jovens do campo”, afirma o presidente da Contag, Alberto Broch.

Painéis temáticos de debates, atividades esportivas e noites culturais com música e apresentações artísticas fazem parte da programação do Festival, assim como um ato político na Esplanada dos Ministérios, no dia 30 de abril. Para a secretária de Jovens da Contag, Mazé Morais, o 3º Festival da Juventude Rural será um espaço para afirmar à sociedade e aos governos latino-americanos a importância da juventude trabalhadora rural para a soberania e segurança alimentar do planeta, bem como, para o desenvolvimento sustentável do país.

Na abertura do evento está prevista a presença de representantes do governo federal para entregar aos jovens as respostas para as reivindicações incluídas na Carta-Proposta da Juventude Rural. O documento foi entregue aos ministros do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, da Secretaria Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, e da Secretaria de Juventude da Presidência da República, Gabriel Medina no dia 18 de março.

Fonte: Contag