PL 4330: Sindicalistas retomam atividades contra terceirização

Nesta quarta-feira (22/04), o plenário da Câmara dos Deputados volta a apreciar o Projeto de Lei 4330, que trata sobre terceirizações irrestritas e impõe a maior perda de direitos dos trabalhadores de toda a história do Brasil. O PL regulamenta e amplia a terceirização para todas as atividades de uma empresa privada.

Na semana passada, os deputados retiraram do texto a terceirização das empresas públicas e de economia mista. Ainda falta votar os destaques. O mais polêmico deles retira do texto do projeto a possibilidade de terceirizar qualquer atividade e restringe apenas para a atividade meio – aquela que não é a principal função da empresa, como segurança, limpeza e alimentação.

Com o objetivo de pressionar contra a aprovação do PL, cerca de 60 sindicalistas realizaram, na madrugada desta quarta-feira, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, mais uma atividade junto aos parlamentares federais cearenses. A manifestação reuniu representantes das principais centrais sindicais, além de membros dos sindicatos dos trabalhadores da construção civil, Justiça estadual, vigilantes e bancários.

André Figueiredo (PDT), Chico Lopes (PCdoB), José Airton (PT), Moses Rodrigues (PPS) e Raimundo Gomes de Matos (PSDB) passaram pelo aeroporto e, entre críticas e cobranças, presenciaram a manifestação.

Carlos Eduardo Bezerra, presidente do Sindicato dos Bancários do Estado, critica o PL que diz ir de encontro ao que garante a Consolidação das Leis do Trabalho. “, expôs os porquês do protesto.

De Fortaleza,
Carolina Campos