Tarso, Amaral e Fernandes debatem conjuntura política no Rio

Com a participação do ex-governador Tarso Genro, do ex-ministro Roberto Amaral e do professor Luís Fernandes presidente da Finep e dirigente do PCdoB, acontece nesta quarta-feira (22), no Rio de Janeiro, mesa-redonda com o tema “A crise: qual a saída?”.

Tarso Genro0 Roberto Amaral e Luis Fernandes

O evento, que será no Clube de Engenharia (Avenida Rio Branco, 124, 20° andar), a partir das 18h30, reunirá lideranças intelectuais e políticas. O debate é promovido pelo Instituto Brasileiro de Estudos Políticos (Ibep), Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela), e pelo Grupo Reflexão. A mediação será feita pelo presidente do Clube de Engenharia, Francis Bogossian.

Em São Paulo, o debate será nesta quinta-feira (23), na sede do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Rua Genebra, 25, Bela vista), a partir ds 18h30. Contará com a participação do professor Luiz Gonzaga Belluzzo, do jurista Marcelo Lavenere, da professora Maria Vitória Benevides, do ex-governador Cláudio Lembo e mediação de Roberto Amaral.

O objetivo é debater a polarização gerada durante as eleições que se manteve após a posse da presidenta Dilma Rousseff. Esse processo, segundo lideranças intelectuais, fez aflorar uma disputa ideológica e política pouco conhecida no Brasil, um país, segundo os intérpretes acadêmicos, pouco dado à dimensão cruenta como ocorreu este processo eleitoral.

O debate é resultado de vários encontros promovidos por diferentes grupos em diversos estados brasileiros, que buscam analisar a conjuntura política atual trazendo reflexões e apresentando alternativas.

Frente Nacional Popular

Esse processo ganhou força com o grupo do Rio de Janeiro, que desde novembro passado, reúne profissionais liberais, jornalistas, professores, líderes sindicais, estudantes, militantes de partidos e lideranças políticas, com ou sem mandatos partidários.

Personalidades como Roberto Amaral (ex-ministro de Ciência e Tecnologia do governo Lula ), os deputados federais Glauber Braga, Alessandro Molon, Jandira Feghalli, o ex-ministro da Saúde José Temporão, entre outros, participam ativamente das reuniões voltadas para a reflexão e para a compreensão do processo político em curso.

Entre os temas propostos está a constituição de uma Frente Nacional Popular, que, , possa integrar distintos setores da sociedade civil, sindicatos, trabalhadores em geral, organizações populares, demais movimentos sociais. Defesa e aprofundamento da democracia, soberania nacional, garantia e avanço nos direitos dos trabalhadores e combate às desigualdades são os pontos de defesa dessa Frente. A proposta é também criar um Observatório encarregado de proceder à análises da crise política e à formulação de alternativas e rumos.

Além do Rio de Janeiro, serão realizados encontros em Brasília, sob a coordenação do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães; em São Paulo, sob a coordenação do professor Aitan Sipahi; e em Santos, sob a coordenação do jurista Sérgio Sérvulo.

Do Portal Vermelho