Governo reconhece situação de emergência em 170 municípios paraibanos

A portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão do Ministério da Integração Nacional, publicada nesta quinta-feira (23) no Diário Oficial da União reconhece a situação de emergência em 170 dos 223 municípios paraibanos devido aos efeitos da seca. O governo da Paraíba aguarda a liberação de R$ 14 milhões em maio para a construção de outras duas adutoras de engate rápido para levar água dos reservatórios para as cidades afetadas pela seca.

Seca na Paraíba - Reprodução

Na segunda-feira (20), o governo do estado decretou o estado de emergência nas cidades. Com isso, ficou autorizada a dispensa de licitação para a contratação de bens e serviços, com o objetivo de amenizar as consequências da estiagem. A administração também autorizou a abertura de crédito extraordinário e a convocação de voluntários.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil da Paraíba, George Saboia, a seca afeta o estado desde 2012 e, atualmente, 23 municípios estão em colapso pela falta d'água. “O Exército por meio de com carros-pipas somente abastece a zona rural. O governo do estado e os municípios estão utilizando carros-pipas também para servir a zona urbana e estamos com três adutoras de engate rápido.”

Conforme o coordenador, até a água que abastece os carros-pipas está escassa. “Nossos reservatórios estão com apenas 20% da capacidade e está difícil armazenar água. Os reservatórios estão secando e temos que buscar água cada vez mais longe.” Saboia explica que as chuvas não têm sido suficientes para encherem os açudes. A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) prevê chuvas isoladas para esta quinta-feira (23) no Alto Sertão, no oeste do estado, uma das regiões afetadas pela seca. A Paraíba possui 132 reservatórios monitorados pela Aesa.

Fonte: Agência Brasil