Associação de Paz turca condena massacre de armênios por otomanos

Por causa dos 100 anos do massacre de cerca de um milhão e meio de armênios pelo Império Otomano, completados neste 24 de abril, a Associação de Paz da Turquia divulgou uma declaração condenando as mortes.

Genocídio Armênio

A entidade disse que o mais importante sobre o centenário é lembrar que muitas pessoas perderam suas vidas e muitas outras foram expulsas de suas casas. Para a associação, as discussões paralelas não irão agregar pontos positivos.

“O que está deixando sua marca nesses debates são as manipulações, distorções imperialistas liberais e nacionalistas. Neste quadro, os povos da Turquia e da Arménia se tornam brinquedos da diplomacia imperialista, mais uma vez. Estão sendo afastados uns dos outros”, diz o texto.

“A Associação de Paz da Turquia apela para a humanidade se unir e respeitar a memória do grande pesar que nossas irmãs e irmãos armênios experimentaram. Foi a guerra imperialista que levou todo o mundo, especialmente, Europa, Oriente Médio, Bálcãs e Cáucaso, a um banho de sangue no início do século”.

Ainda segundo o comunicado, “a fase básica da transição do Império Otomano para a República da Turquia foi a Guerra da Independência. No entanto, as características de classe de um mesmo processo criaram novas dores. Enquanto a velha ordem desmoronou para baixo e uma nova república foi estabelecida, o capital e a propriedade passaram para outras mãos; especialmente a burguesia turco-muçulmana crescente que confiscou a riqueza dos armênios e gregos. A razão subjacente para os conflitos nacionalistas não é o fato de que as pessoas se odeiam, mas a competição econômica. A Associação de Paz da Turquia gostaria de enfatizar que a união dos povos é possível somente através da luta contra o sistema de exploração”.

Do Portal Vermelho