Líderes de 25 países assistirão à parada da Vitória na Rússia

Segundo reportagens publicadas na quarta-feira(22) por várias agências de notícias russas, "o líder da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Kim Jong-un, vai participar da parada comemorativa do 70º aniversário da vitória na Grande Guerra Patriótica em Moscou”.

Parada da Vitória em Moscou, 1945

Se tratará da primeira visita oficial de Kim Jong-un ao exterior desde que tomou posse, por isso a notícia chamou a atenção do público. Atualmente, faltam apenas duas semanas para a realização do desfile militar e a Rússia está se dedicando às preparações do que será o maior desfile na história moderna do país. Ao mesmo tempo, Moscou também está disposta a receber os líderes de diversos países.

Destacamentos do Exército e aviões da Força Aérea da Rússia realizaram na quarta-feira um ensaio geral da parada. A reportagem publicada ontem no website russo Rusnews indicou que atualmente, os órgãos governamentais já começaram a preparar as atividades de celebração. Com participação de 14 mil militares, a parada deste ano mostrará 194 armas e equipamentos militares, tais como o tanque modelo “Armata”. A força aérea vai mobilizar 143 aviões e helicópteros para participar do desfile, acrescentou a reportagem.

Diante da deterioração das relações entre a Rússia e o Ocidente, a participação ou ausência dos líderes estrangeiros na parada de Moscou é considerada como indicadora das relações com a Rússia.

O assistente do presidente russo, Iúri Uchakov, afirmou na quarta-feira que “estamos dispostos para realizar contato bilateral separado com o líder da RPDC. Antes, tinhamos convidado o novo líder da RPDC e foi confirmado, durante o processo de contato, que Kim Jong-un planeja visitar Moscou. Embora não seja confirmada finalmente, estamos discutindo os detalhes de preparações para a visita.”

O embaixador russo na Coreia do Sul, Alexander Timonin, exprimiu que é bem provável que Kim Jong-un assista à parada de Moscou. O chanceler russo, Serguei Lavrov, assinalou no mesmo dia que a visita de Jim Jong-un à Rússia foi confirmada por meios diplomáticos. Iúri Uchakov acrescentou que é possível que o presidente francês François Hollande não participe da parada, mas o país vai mandar um funcionário de nível ministerial para assistir ao evento, provavelmente o chanceler do país. Ao mesmo tempo, como os EUA, a Suécia e Israel anunciaram que vão enviar seus embaixadores na Rússia para participar da parada, disse Uchakov.

Além disso, o secretário de imprensa do presidente russo, Dmitry Peskov, disse no mesmo dia que no dia seguinte à parada, é possível que a chanceler alemã, Angela Merkel, visite Moscou para participar das atividades de celebração do Dia da Vitória e vai colocar coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido com o presidente Putin. De acordo com a mídia alemã, a chanceler Angela se recusou a assistir à parada por causa do problema da Ucrânia, e sua participação no evento será considerada um "insulto" ao governo ucraniano.

O jornal russo Novy Vzglyad (Novo Olhar) afirmou ontem que a Rússia tinha convidado mais cedo os chefes de estado dos 68 países e líderes das organizações internacionais, mas devido ao problema da Ucrânia, a maioria dos líderes dos países ocidentais se recusaram a assistirem ao evento. Agora, os líderes de 25 países já confirmaram sua participação na parada, incluindo os países da Communidade dos Estados Independentes, Organização de Cooperação de Xangai, Brics, e diversos países asiáticos, disse o jornal.

Fonte: Diário do Povo