Ato com Renato Rabelo lança 10ª conferência no Pará

O Partido Comunista do Brasil do Pará (PCdoB-PA) realizou nesta sexta-feira (24), no auditório do sindicato dos Bancários, em Belém, o lançamento da sua 10ª Conferência Nacional.

Renato Rabelo Pará

O lançamento é fruto do esforço do Comitê Central do PCdoB em conjunto com as direções estaduais para promover o debate em torno da 10ª conferência nacional do partido.

Em Belém, o ato contou com a presença do Presidente nacional do partido, Renato Rabelo, que abriu o debate apresentando os eixos que nortearam a conferência nacional que será realizada nos dias 29 e 30 de Maio, em São Paulo, com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff.

Com a presença de mais de 300 militantes de vários municípios do Pará, o ato foi prestigiado pelo Ministro da Pesca Helder Barbalho, o deputado estadual Carlos Bordalo representando o PT, o deputado estadual Iran Lima representando o PMDB, Aliete Quaresma representando a UBM, Rosalina Cruz representando o Sindicato dos Bancários, Cleiton Costa representando a UJS, Marcão Fonteles representando a CTB, Tony Silva representando a UNE, Maria Aparecida, a Superintendência do Patrimônio da União, além do deputado Comunista Lélio Costa que, em conjunto com os vereadores Marcos Almeida (Ipixuna) e Sandra Batista (Belém), representaram os parlamentares do PCdoB .

O partido reafirmou a defesa do Governo da presidenta Dilma, que nesses últimos meses vem sofrendo tentativas de "golpes" promovidas pela forças conservadoras.

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, fez questão de lembrar que o Brasil, mesmo em cenário de crise mundial do capitalismo, conseguiu gerar 20 milhões de empregos formais, além de colocar mais de 40 milhões de brasileiros dentro do que se convenciona chamar no capitalismo de "classe média", além do aumento real do salário minimo, que ano a ano vem ganhando poder de compra.

"Estamos falando de quatro vitórias eleitorais consecutivas de uma mesma corrente política. Um operário e uma mulher. Isso é inédito no país. Estamos falando também de vitórias sociais gigantescas em um espaço relativamente curto de tempo”, disse Renato Rabelo. Ele defendeu ainda uma reforma política com o fim do financiamento empresarial de campanhas políticas.

O presidente Estadual do PCdoB, Jorge Panzera, fez uma referência à importante contribuição do PCdoB/PA para a construção do partido a nível nacional, lembrando a luta de Neuton Miranda para fincar a bandeira comunista no Pará. "Ele ficaria orgulhoso ao ver que as sementes deixadas por ele se multiplicaram nos parlamentos municipais e estadual e no crescimento do Partido no Estado", afirmou.

"O PCdoB mostrou que segue unido, com comando e pronto para o bom combate na luta para a continuidade da construção de um país para todos os brasileiros", finalizou.

De Belém,
Rodrigo Moraes e Alan Pereira