Dilma reúne ministros para discutir plano de investimentos

A presidenta Dilma Rousseff teve uma reunião com 13 ministros para discutir o programa de investimentos em obras de infraestrutura, neste sábado (25). O encontro no Palácio da Alvorada teve como foco as novas concessões ao setor privado de aeroportos, rodovias, ferrovias e portos.

Dilma Rousseff - Agência Brasil

Participaram da reunião os ministros Nelson Barbosa (Planejamento); Aloizio Mercadante (Casa Civil); Joaquim Levy (Fazenda); Izabella Teixeira (Meio Ambiente); Kátia Abreu (Agricultura); Edinho Silva (Comunicação Social); Eduardo Braga (Minas e Energia); Antônio Carlos Rodrigues (Transportes); Gilberto Occhi (Integração Nacional); Eliseu Padilha (Aviação Civil); Edinho Araújo (Portos); Gilberto Kassab (Cidades); e Ricardo Berzoini (Comunicações).

Também estiveram no encontro a presidente da Caixa, Miriam Belchior; o presidente do Banco do Brasil, Alexandre Abreu; e o vice-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Wagner Bittencourt; além de técnicos dos ministérios.

"Infraestrutura no Brasil é um ganha-ganha. Tem um impacto na economia favorável, aumenta o nosso PIB potencial, é ótimo para a gente”, disse o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. “Para aquele que confia no Brasil, faz investimento de longo prazo, você tem uma linha de receitas de longo prazo, em geral muito robusta”, completou.

O ministro da Fazenda também destacou os investimentos do setor privado em infraestrutura. “Poucas pessoas sabem que o setor privado investiu, nos últimos cinco anos, cerca de US$ 200 bilhões em infraestrutura, em áreas como energia, comunicações e logística, tirando o setor de óleo e gás. É importante que as pessoas vejam o quadro geral.”

Segundo Levy, o plano do governo federal é chegar, nas próximas semanas, a uma visão global das áreas que terão concessões para a iniciativa privada. Ele ressaltou, ainda, que os ministérios da Fazenda e do Planejamento trabalham conjuntamente para lançar o programa de concessões.

Entre outros pontos, Dilma deve definir aeroportos que serão concedidos à iniciativa privada. No mês passado, após participar da reunião da coordenação política do governo, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, disse que o governo anunciaria a concessão dos aeroportos de Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC).

Fonte: Portal Brasil