UJS realiza na Bahia o 1º encontro LGBT da entidade

A seção baiana da União da Juventude Socialista (UJS-BA) realizou, no último sábado (25/4), em Salvador, o 1º Encontro LGBT da entidade, para discutir políticas relacionadas aos gays, lésbicas, travestis, transexuais e bissexuais. Com o mote ‘Participação política e luta por direitos civis’, o evento aconteceu na Biblioteca Pública do Estado, nos Barris.

Fundada há 30 anos, essa é a primeira vez que a UJS promove um encontro para discutir a temática, segundo o presidente da entidade em Salvador, Onã Rudá. “A UJS ainda engatinha, mas, aos poucos, estamos entrando neste debate. É importante criar esse espaço e sair daqui com pautas positivas e avançadas”.

Uma das principais pautas foi a criação da Delegacia de Apoio à Comunidade LGBT, já batizada de DEALGBT, para registrar os casos de homofobia. Além disso, foram discutidos o mercado de trabalho, educação inclusiva, a interferência de dogmas religiosos nas ações do Estado, a criminalização da homofobia, a reforma política e a democratização dos meios de comunicação no Brasil.

Entre os convidados, o ex-presidente da entidade, Juremar Oliveira; a coordenadora da Casa Cristal Lilás, Sandra Muñoz; Thaty Santos, do grupo Arco-íris do município de Madre de Deus; o presidente da Associação Baiana Estudantil Secundarista (Abes), Nadson Rodrigues; e a presidenta da União dos Estudantes da Bahia (UEB), Marianna Dias.

Para Juremar, o evento é de extrema valia porque traz o diálogo para a juventude, que “tende por um caminho revolucionário”. “A juventude tem a visão mais ampla. Os jovens vão para as ruas pelas causas mais nobres. Isso é intrínseco da juventude”, destacou.

No encontro, também foi distribuída uma cartilha com informações relacionadas à sexualidade e gênero, além de dados sobre casos de homofobia e orientações para vítimas que tiveram os direitos violados pela orientação sexual ou identidade de gênero.

A atividade foi encerrada com uma caminhada até a Praça Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, para ‘descomemorar’ os 50 anos da Rede Globo de Televisão, completados no domingo (26).

De Salvador,
Erikson Walla