Estudantes apresentam propostas para deputados da ALMG

Entre as pautas, representantes da União Estadual de Estudantes de MG defendem a reestruturação das universidades estaduais e a criação de um Fundo Social do Minério para garantir mais recursos a serem investidos na educação do Estado.

UEE na ALMG

Na noite da última terça-feira (28/04), representantes da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG) realizaram um encontro histórico na sala da presidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Com a presença de diversos deputados estaduais, entre eles Celinho do Sintrocell (PCdoB), Geraldo Pimenta (PCdoB) e o presidente da ALMG, Adalcléver Lopes (PMDB), a UEE-MG apresentou as pautas que defende em benefício da educaçã no Estado para os legislativo mineiro.
Entre as principais reivindicações dos estudantes, foi apresentado um Plano de Reestrutura das Universidades Estaduais e a criação do Fundo Social do Minério, bandeira da UEE-MG defende para garantir mais recusrfs para inanciar o ensino público em Minas.
A Reestruturação das universidades estaduais sempre esteve no horizonte da luta dos estudantes mineiros. Ao longo dos últimos 25 anos a UEE-MG travou uma série de lutas ao lado das entidades locais e dos estudantes da UEMG e Unimontes para que as universidades mineiras pudessem ter mais poder de influenciar no processo de desenvolvimento regional, assim como acontece com universidades estaduais em outros estados, a entidade lutou pela estadualização das fundações privadas e agora apresenta um novo patamar para a luta dos estudantes mineiros. O objetivo é intensificar a luta dos estudantes no próximo período sobre o debate da reestruturação das universidades estaduais e pressionar o governo para garantir uma universidade pública gratuita e de melhor qualidade.
“Não seria possível construir esta nova universidade com os atuais padrões de financiamento. O Estado de Minas gerais nos últimos anos não investiu sequer o mínimo constitucional e as Universidades Estaduais UEMG e UNIMONTES tem uma dotação orçamentária ainda insuficiente ao projeto de universidade que defendemos. Para romper com esta realidade, é fundamental a garantia de uma política de Estado para o financiamento de forma perene, estável e independente das políticas de governo, por isso defendemos a criação do Fundo Social do Minério como forma de financiar a educação pública no estado”, afirma Paulo Sérgio de Oliveira, presidente da UEE-MG.
A entidade defende também que esse orçamento seja global, que possa garantir a flexibilidade na execução orçamentária e autonomia da universidade, para ter maior capacidade de executar projetos que ajudem no desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais.
“Vejo de grande valia que tenhamos um governo e uma assembleia legislativa que corroborem com o processo democrático e com o debate sobre as universidades estaduais. Claro, que essa luta é dos estudantes e da UEE, mas toda ajuda é bem-vinda, ainda mais de quem foi eleito pelo povo para avançar nas pautas do povo”, diz Antônio Veríssimo diretor da UEE-MG.
Ainda durante a Reunião, o presidente Adalcléver Lopes disse não só ser sensível à causa, como entende também que o Projeto de Lei a ser tramitado na casa não tem um “pai”, considerando que a criação do Fundo Social do Minério entre em tramitação na casa com a assinatura de todos os deputados, devido a importância que traz.
A UEE-MG apresentou ainda, aos deputados a necessidade da reformulação do Conselho Estadual de Educação, para que a entidade faça parte, pois tem muito a contribuir em benefício do corpo discente.
A UEE-MG em conjunto com estudantes das universidades estaduais e o movimento organizado realizará, no dia 05 de maio, uma paralisação como forma de reverberar as pautas e mostrar a importância dessas iniciativas para melhorr o ensino universitário público de obrigação do Estado.

Acompanhe o evento pelas redes:
https://www.facebook.com/ueeminas?ref=hl
https://www.facebook.com/events/707568886019762/