Câmara recebe ministro para debater projeto de Pátria Educadora 

A deputada Alice Portugal participou, na manhã desta quarta-feira (29), de audiência pública, na Comissão de Educação, que contou com a presença do ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger. No evento, o ministro explicou as ações desenvolvidas para alcançar os objetivos do governo federal de fazer do Brasil uma “pátria educadora”. 

Câmara recebe ministro para debater projeto de Pátria Educadora

O ministro Mangabeira recebeu da presidenta Dilma Rousseff a tarefa de apresentar uma proposta preliminar para a educação, dentro do conceito de “pátria educadora” lançado pelo governo federal.

“O projeto da Pátria Educadora tem o objetivo de implantar o Plano Nacional de Educação (PNE)”, afirmou o ministro. A proposta de Mangabeira prevê uma intervenção na educação, principalmente na qualidade das escolas de municípios com fraco desempenho. Ele chama isso de “cooperação federativa”.

Na audiência, Alice destacou a importância da valorização dos professores brasileiros. “Temos uma massa tensa, aflita, mal paga, sem perspectiva de carreira e com grandes dificuldades na consolidação do seu fazer”, avalia a deputada, manifestando angústia em “como conformar o Brasil como uma pátria educadora diante dessa onda conservadora que estamos vendo no Brasil”.

Na ocasião, Alice entregou ao ministro Nota Pública do Fórum Nacional de Educação (FNE), intitulada O Brasil como efetiva Pátria Educadora, que traz sugestões sobre o documento “Pátria Educadora: A qualificação do ensino básico como obra de construção nacional.”

Do Portal Vermelho
De Brasília, com informações da Ass. Dep. Alice Portugal