Senadora propõe seguro-enchente para pequenos agricultores 

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) defendeu a aprovação de projeto que apresentou no ano passado garantindo o seguro-enchente para pequenos agricultores que perdem suas safras em razão das cheias. 

Senadora propõe seguro-enchente para pequenos agricultores - Agência Senado

A senadora explicou que o seguro-enchente funcionaria nos moldes do seguro-defeso dos pescadores e do seguro-desemprego dos demais trabalhadores. Ela observou que, se já estivesse em vigor, o seguro poderia beneficiar os agricultores de diversos municípios do Amazonas que estão sofrendo com as cheias.

Ela descreveu a situação de penúria que atinge mais de 20 mil famílias afetadas com as enchentes que dura dois, três e, às vezes, quatro meses. O gado tem que ser retirado da terra, porque está toda alagada, e tem que viver em balsas, ou também em marombas, como as pessoas, que são construídas e têm que ser subidas permanentemente de acordo com a subida da água.

E também destacou a ajuda dos governo federal e estadual no sentido de colaborar para amenizar o problema dessas famílias, mas enfatizou que “com muita insistência, todos os anos, infelizmente, venho à tribuna para dizer isto – precisamos encontrar, no Brasil, uma forma muito mais eficaz e muito mais ágil de colaborar com essas pessoas que sofrem com esses problemas quase que num período anual.”

E pediu aprovação do projeto que apresentou, no ano passado, que cria o seguro-enchente. Segundo ela, o benefício – nos moldes do Seguro-Defeso e Seguro-Desemprego seria dirigido aos pequenos agricultores, que perdem o principal instrumento de sobrevivência, que é o trabalho, porque toda a plantação.

Do Portal Vermelho
De Brasília, Márcia Xavier