Chanceler boliviano manifesta confiança no Tribunal de Haia

O chanceler boliviano, David Choquehuanca, reiterou nesta segunda-feira (4) sua confiança no Tribunal Internacional de Justiça de Haia, onde se inicia a apresentação dos argumentos relacionados à demanda marítima contra o Chile.

David Choquehuanca

Pouco antes de entrar na sede da referida instituição, Choquehuanca reiterou sua esperança nas decisões a serem tomadas pelo tribunal, ao qual reiterou seu respeito e admitiu estar seguro que fará justiça.

O ministro boliviano enviou "saudações afetuosas a todos os povos do mundo que buscam justiça, solidariedade e a paz" e considerou o Tribunal de Haia como o "templo da paz".

"Estamos entrando no templo da paz em busca de justiça. Procuramos o respaldo do direito internacional e a solidariedade dos povos do mundo", reiterou Choquehuanca.

A Bolívia interpôs uma demanda contra o Chile, em meados de 2013 em Haia, com a intenção de obrigá-lo a negociar uma saída soberana ao Oceano Pacífico, no entanto Santiago argumenta que o reconhecido tribunal não tem competência sobre o assunto, o qual considera que será resolvido de maneira bilateral.

A Bolívia nasceu como república em 1825 com costa para o Pacífico, mas uma invasão chilena, em fevereiro de 1879, lhe arrebatou 400 quilômetros de litoral e 120 mil quilômetros quadrados de territórios ricos em minerais.

Choquehuanca dirige a delegação boliviana, integrada por juristas de vários países, ex-chanceleres e ex-presidentes.

Fonte: Prensa Latina