Dilma reúne coordenação e decide intensificar diálogo com Congresso

A presidenta Dilma Rousseff reuniu nesta segunda-feira (4) o vice-presidente Michel Temer e os ministros que compõem a coordenação política do governo para discutir as medidas de ajuste de fiscal propostas ao Congresso Nacional para reduzir gastos e reequilibrar as contas públicas.

Para Edinho Silva, a presidenta é contra a transformação do trabalhador em pessoa jurídica - José Cruz/Agência Brasil

Segundo o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, o governo vai intensificar o diálogo com o Congresso Nacional para assegurar a aprovação do ajuste.

"Quando o governo se abre ao diálogo, tem que acatar sugestões. Foi mandada uma proposta, o governo tem avaliado as propostas feitas em cima da original e, naquilo que não descaracteriza os fundamentos do ajuste, o governo está aberto e tem dialogado", disse o ministro.

Edinho Silva também acredita que foi positivo o impacto dos vídeos da presidenta Dilma divulgados nas redes sociais no Dia do Trabalhador. Pela primeira vez, a presidenta não fez um pronunciamento em cadeia de rádio e TV, preferindo se manifestar por meio das redes.

"É uma experiência nova para o governo, para os internautas, e o balanço foi positivo. Vamos intensificar o diálogo não só da presidenta, mas de outros integrantes do governo", afirmou.

Semanalmente, a presidenta reúne o grupo que integra a coordenação política para discutir os temas de interesse do governo. Nesta segunda a reunião contou com a participação dos ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa, da Casa Civil, Aloizio Mercadante; da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo; da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha; das Cidades, Gilberto Kassab; da Defesa, Jaques Wagner; da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto; e das Comunicações, Ricardo Berzoini.

O vice-presidente Michel Temer vai se reunir com líderes de partidos da base aliada do governo e deve tratar das negociações para a aprovação das Medidas Provisórias 664, que altera normas de pensão, e 665, que altera as regras do seguro-desemprego, seguro-defeso e abono salarial.

Segundo Edinho Silva, os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa, e Michel Temer apresentaram durante a reunião o “diálogo” que eles têm tido com o Congresso Nacional para garantir a aprovação das medidas.

“Eles [Levy e Barbosa] fizeram uma síntese do diálogo que se estabeleceram [com o Congresso]. O presidente Michel Temer tem coordenado este processo, também fez relatos e o governo vai intensificar o diálogo nesta semana, para que garanta a aprovação do ajuste, mas também para que se dê onde o parlamento se sinta valorizado”, disse o ministro.

Os encontros de Dilma com a coordenação têm ocorrido semanalmente às segundas-feiras, no Palácio do Planalto. A equipe de conselheiros avaliam o cenário político e definem estratégias que serão adotadas.

Do Portal Vermelho, com informções da Agência Brasil