Rússia pode ter mais direitos no Banco Asiático

A mídia sul-coreana, creditando a informação a uma fonte diplomática, publicou que a China permitirá que a Rússia faça parte do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB) como um membro da Ásia, o que lhe garante mais direitos de voto do que as nações não-asiáticas.

Cerimônia de instalação do Banco da Ásia

Com a adesão russa como membro da Ásia, a participação da Coreia do Sul recuará de 4% a 5% para 3% a 3,5%. A Rússia anunciou sua decisão de fazer parte do AIIB no dia 28 de março. A iniciativa de Pequim confirma a aproximação chinesa de Moscou.

O presidente da Universidade de Harvard e ex-secretário do Tesouro norte-americano, Laurence Summers, afirmou que a criação do banco foi aprovada por grande maioria dos países em todo o mundo, uma vez que os EUA não conseguiram reestruturar as instituições existentes, como o FMI, em conformidade com as novas realidades geopolíticas.

As regras que regem o AIIB ainda têm de ser oficialmente anunciadas pela China. Segundo alguns relatos, os membros asiáticos do banco poderiam ter 75% dos direitos de voto, enquanto os restantes 25% iriam para membros não-asiáticos.

A China e outros membros AIIB estão programados para realizar uma outra rodada de reuniões que ocorrerão em Cingapura em maio, antes da assinatura dos artigos do acordo final que regerá o AIIB, em junho.

Fonte: Agência Sputnik