Brasil anuncia novo leilão para exploração de petróleo e gás

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, anunciou nesta segunda-feira (4), em Houston (Texas), nos Estados Unidos, a realização da 13ª Rodada de Licitações para exploração de petróleo e gás no Brasil. O detalhamento da rodada foi divulgado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Produção de petróleo

Os 269 blocos, a serem leiloados no último trimestre deste ano, estão fora da área do pré-sal e podem ser explorados por qualquer empresa interessada que cumpra os requisitos, sem necessidade de associação com parceira brasileira. 

"Gostaria de convidar todos a participarem da 13ª rodada. Será uma oportunidade para empresas aumentarem sua participação ou entrarem no mercado brasileiro. Serão oferecidas áreas maduras e também áreas de novas fronteiras e que tem grande potencial", afirmou o ministro.

A divulgação foi feita durante a Offshore Technology Conference (OTC), o principal evento do setor no mundo que ocorre entre os dias 3 e 7 de maio. Também participam do evento representantes da ANP e da Petrobras, que foi premiada por tecnologias desenvolvidas para explorar o pré-sal, com o Distinguished Achievement Award for Companies, Organizarions, and Institutions. Durante a viagem, o ministro irá proferir palestra sobre as oportunidades de investimento no Brasil, em evento na Câmara de Comércio Brasil Texas (Bratecc).

Em sua apresentação, o ministro anunciou ainda que as próximas rodadas de licitação para concessão de áreas serão planejadas levando-se em conta vários fatores, entre os quais as necessidades das empresas petrolíferas, a demanda nas indústrias fornecedoras de serviços, a capacidade da indústria local, e os estudos realizados pela ANP, inclusive sobre as descobertas mais recentes.

Durante sua palestra, Braga apresentou aos investidores um Brasil cheio de oportunidades de negócios, onde já estão as maiores empresas do setor no mundo, 26 delas operando campos de petróleo. De todo o petróleo descoberto no mundo nos últimos cinco anos, 36% estão no Brasil (22,9 bilhões de barris). Este percentual cresce para 63% quando computadas apenas as descobertas em águas profundas (22,2 bilhões de barris). Uma oportunidade especial está na produção de gás natural, inclusive para produção de energia elétrica. A demanda pelo produto é crescente e metade dela hoje é suprida com gás importado.

O ministro explicou ainda que o país está fazendo ajustes macroeconômicos – principalmente na área fiscal – para recuperar o crescimento econômico, que dispõe de mercado interno forte, inflação controlada, indústria ampla e diversificada, recursos naturais abundantes e altos investimentos em infraestrutura, além de fundamentos macroeconômicos sólidos e democracia consolidada.

Braga informou ainda que o país tem um potencial de descobertas em 2,8 milhões de km², dos quais 307,7 mil km² apresentam certeza de sucesso na exploração. Há no país empresas atuando no setor, com 430 campos em produção. E que não há restrição à exportação de petróleo no Brasil, que exportou mais 500 mil barris diários em 2014, por meio de 17 empresas. A Petrobras respondeu por apenas 45% dessas exportações, sendo os 55% restantes de responsabilidade das demais empresas que atuam no país.

O ministro mostrou ainda que o setor elétrico é robusto e não sofreu racionamento, mesmo com a severa seca que atinge o país há dois anos. Para a normalidade do suprimento de energia, contribuíram fundamentalmente, segundo o ministro, a expansão e diversificação das fontes de geração, que cresceu 67% desde 2001, passando de 80,3 mil MW de capacidade instalada para 133,9 mil MW em 2014. Já as linhas de transmissão que interligam todo o país cresceram 80% no mesmo período, passando de 70 mil km para 125,8 mil km, destacou. Durante a viagem, o ministro participa também de reuniões com representantes de diversas empresas do setor.

Fonte: Jornal do Brasil