Senado vota dia 19 fim do financiamento privado de campanha 

O fim do financiamento empresarial de campanhas eleitorais será votado daqui a duas semanas no Senado. A decisão foi anunciada pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), após reunião de líderes realizada no final da tarde desta terça-feira (5). O projeto de lei faz parte de um conjunto de matérias relacionadas à reforma política que serão apreciadas pelo Senado. 

Senado vota dia 19 fim do financiamento privado de campanha - Agência Senado

O presidente lembrou que o Senado já aprovou outros projetos de reforma política. Ele destacou a proibição de coligações nas eleições proporcionais, aprovada em março, e acrescentou que na sequência do projeto sobre financiamento de campanha outros temas da reforma política serão pautados.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), autora de um dos projetos que tramita na Casa, propondo o fim do financiamento empresarial das campanhas, destaca que essa é a principal alteração a ser feita na reforma política. Para ela, o financiamento das campanhas eleitorais por empresas gera casos de corrupção no país, como as denúncias que envolvem a Petrobras.

Do Portal Vermelho
De Brasília, com Agência Senado