Alice Portugal parabeniza 22 anos de luta do MLT por terra 

Na manhã desta quarta-feira (6), a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) participou da Reunião Nacional do Movimento de Luta pela Terra (MLT), realizada na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), em Brasília (DF). Na ocasião, Alice parabenizou o movimento pelo trabalho em prol do homem do campo. 

Alice Portugal parabeniza 22 anos de luta do MLT por terra

 “São 22 anos de luta pela terra, desse movimento que organiza, mobiliza e capacita os trabalhadores para a batalha da reforma agrária e para a conscientização em torno dos direitos sociais no Brasil”, discursou a deputada.

Ela destacou ainda que “o MLT já tem sua história inscrita na construção desse país democrático e agora chega a sua maturidade. É preciso que o movimento, cada vez mais, adquira novos espaços para o povo do campo nesse país”, disse.

A deputada se colocou à disposição do movimento para a luta pelas demandas do povo do campo. “Precisamos fortalecer o espírito de frente entre aqueles que ainda têm coragem de lutar. É fundamental acompanharmos esse processo do Congresso Nacional e interferir em todas as áreas em função da pauta popular, da reforma política democrática, da reforma agrária e das batalhas pelos direitos trabalhistas”, finalizou.

Avanços e recuos

Durante a reunião, Alice fez uma ampla análise da conjuntura política nacional, destacando que o Brasil vive a fase mais longa de democracia contínua. Ela abordou os avanços que os governos de Lula e Dilma garantiram ao país, como a expansão universitária; as cotas nas universidades públicas para alunos oriundos da escola pública, em geral negros; a abertura de escolas técnicas e cursos profissionalizantes no interior do país; e a garantia de empregabilidade com menor índice de desemprego da história brasileira, entre outros.

Ela lembrou que a crise internacional que atinge o Brasil e outras nações da América Latina é amplificada por um consórcio oposicionista entre as elites econômicas e a mídia corporativa, que interfere também na pauta regressiva da Câmara dos Deputados, com a tentativa da redução da maioridade penal, do fim do Estatuto do Desarmamento, a antirreforma política, além da aprovação, pelo Plenário da Casa, do projeto que regulamenta a terceirização no país.

Do Portal Vermelho
De Brasília, com informações da Ass. Dep. Alice Portugal