Presidentes de Rússia e Cuba revisam agenda bilateral

O presidente russo, Vladimir Putin, examina, nesta quinta-feira (7), com seu homólogo cubano, Raúl Castro, temas da agenda política e econômica bilateral, segundo comunicou o serviço de imprensa do Kremlin.

Raúl Castro e Vladímir Pútin

De acordo com a fonte, os presidentes analisarão as perspectivas da cooperação à luz de novos acordos em diversos campos da colaboração e trocarão pontos de vista sobre a conjuntura regional e internacional.

O presidente Raúl Castro chegou a Moscou no dia 5 respondendo a um convite de seu colega russo para as comemorações do aniversário de 70 anos da Vitória sobre o fascismo, no dia 9 de maio.

Durante um encontro com o premiê Dmitri Medvedev, o presidente cubano expressou que "não podia faltar a esses festejos do aniversário de 70 anos desta vitória por nossa grande amizade, que se conserva, e pelos laços entre nossos povos".

Para Moscou, Cuba destaca-se entre os principais sócios na região da América Latina e do Caribe, com o qual mantém um diálogo político intenso a nível bilateral e em instâncias dos fóruns internacionais.

Putin visitou a ilha em 2000 e no verão de 2014, além de uma visita efetuada em 2008 por Dmitri Medvédev, quando era presidente. Além disso, Raúl Castro efetuou uma visita oficial em 2009, depois de 25 anos de ausência, e outra em 2012.

Os dois governos assinaram em janeiro de 2009 um Memorando sobre os princípios da associação estratégica. No dia 8 de maio Moscou e Havana celebram o aniversário de 55 anos da restauração das relações diplomáticas.

Ao mesmo tempo que cumprimenta o processo de normalização das relações entre Cuba e Estados Unidos, de caráter exclusivamente bilateral, a Rússia insiste na imperiosa necessidade da eliminação do bloqueio norte-americano imposto à ilha há mais de meio século, destaca a nota oficial do Kremlin.

Segundo o texto, o programa oficial do presidente cubano inclui também um almoço em nome do chefe de Estado anfitrião, no dia 8, e a colocação de uma oferenda floral no Túmulo do Soldado Desconhecido, ao pé das Muralhas do Kremlin, pouco antes da parada militar na Praça Vermelha.

O presidente Raúl Castro estará presente na tribuna, junto a outros líderes estrangeiros convidados para a cerimônia central pela vitória, à qual também assistirão representantes de organismos internacionais, como as Nações Unidas e a Unesco, e organizações regionais.

A atual visita realiza-se no contexto da exitosa celebração da sessão especial da Comissão Intergovernamental para a Colaboração Econômico-Comercial e Científico-Técnica, que aconteceu em Kazán, em 22 de abril, e resultou em uma dezena de acordos selados em diversos setores de cooperação.

Fazem parte da delegação oficial o vice-presidente do Conselho de Ministros Ricardo Cabrisas, o chanceler, Bruno Rodríguez; o general de corpo de exército Leopoldo Cintra Frias, ministro das Forças Armadas Revolucionárias, e o embaixador na Rússia, Emilio Lozada.

Fonte: Prensa Latina