Saab: Tema direitos humanos é manipulado para desestabilizar Caracas

“O tema dos direitos humanos na Venezuela tem sido manipulado e tomado por uma perspectiva isolada para colocá-lo na agenda internacional e favorecer um setor contrário ao Estado venezuelano e atacar as instituições democráticas do país”, afirmou Tarek William Saab, o presidente do Poder Cidadão e Defensor del Pueblo (espécie de defensor público) da Venezuela, em entrevista ao Opera Mundi e Brasil de Fato.

Tarek Saab Defensor da Venezuela

A declaração de Saab refere-se à turnê que Lilian Tintori e Mitzy Capriles – esposas dos golpistas Leopoldo López e Antonio Ledezma, respectivamente, detidos na Venezuela – fazem no Brasil e o fato de terem sido convidadas a participar de uma audiência no Senado brasileiro.

As esposas dos golpistas vieram ao Brasil à convite do PSDB. Na terça (5) elas se encontraram com o governador tucano Geraldo Alckmin (São Paulo), e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Convidadas pelo senador tucano Aloysio Nunes, elas falarão na Comissão de Relações Exteriores nesta quinta (7).

Saab também fará uma exposição na mesma casa, mas na comissão de Direitos Humanos, a convite do senador petista Paulo Paim.

O procurador enfatizou que o uso da bandeira dos Direitos Humanos é praticada desde o governo do presidente Hugo Chávez. "Isso ocorreu na Colômbia, na Espanha e até nos Estados Unidos”, afirmou.

Para Saab, as pessoas que se dizem defensoras dos direitos humanos e que criticam o país na verdade “não se importam realmente" com o tema. “Essa é uma linha de ataque de confrontação e uma sequela dos tempos da Guerra Fria”, defendeu.

“Da mesma forma que os Estados Unidos usaram o fantasma do comunismo para atacar e invadir países que eram incômodos, usaram também o narcotráfico para atacar e isolar países, como ficou claro com o Panamá", ressalta Saab.

"Após 2001, os EUA utilizaram o terrorismo como ponto de inflexão para bloquear e invadir. Agora estou seguro de que o mesmo é feito com o tema dos direitos humanos”, afirmou.

Leia também:
FHC tem encontro com esposas de golpistas da Venenzuela
Tarek Saab: FHC é sombrio e violou direitos humanos dos brasileiros

Fonte: Opera Mundi