Evento em SP marca 41 anos da Revolução dos Cravos

Nesta sexta-feira (9), foram encerradas as atividades que relembram o 41º aniversário da Revolução dos Cravos, comemorado no dia 25 de abril. Os atos foram realizados em São Paulo ao longo das últimas semanas.

revolução dos cravos Manifestação do 25 de Abril de 1983 na cidade do Porto.

Durante o evento de encerramento, o secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil, Ricardo Abreu, destacou que o atual momento europeu é muito diferente do ideal imaginado pela Revolução dos Cravos.

Segundo ele, a crise econômica de 2008 intensificou o surgimento de um movimento direitista e extremista.

O debate foi organizado pela Casa de Portugal e pelo Centro Cultural 25 de Abril e o encontro discutiu justamente a crise na Europa e traçou este paralelo com a Revolução Portuguesa.

O evento contou ainda com Carlos Machado Santos, um dos capitães que participou da revolução. Para ele, participar deste movimento foi muito marcante pois permitiu devolver a liberdade aos portugueses.

“A maioria de nós estava empenhada em acabar com o regime ditatorial e fascista, no qual não existia liberdade de expressão, não havia liberdade de imprensa, os partidos políticos eram proibidos, só o partido do governo tinha assistência legal. Era um regime que colonizava outros povos.

A Revolução Dos Cravos foi o movimento que derrubou o regime salazarista em Portugal, em 25 de abril de 1974. A revolução estabeleceu a democracia no país e promoveu importantes transformações políticas e sociais.

Do Portal Vermelho