Prefeitura de SP monta tenda com oferta de emprego em diversas áreas

 A 1º Semana do Trabalho, Emprego e Renda do município de São Paulo, que teve início nesta segunda-feira (11) e vai até sexta-feira (15), oferece 8 mil vagas em diversas áreas, como serviço, varejo, construção civil e em empresas do setor alimentício. As primeiras etapas do processo seletivo são realizadas no local.

- Foto: Renato Cerqueira/FuturaPress

Os interessados devem ir à tenda montada pela prefeitura no Vale do Anhangabaú, na região central da cidade, entre 8h e 17h, levando RG, CPF, carteira de trabalho e o número do Programa de Integração Social (PIS).

Até as 15 horas, pelo menos 1.400 pessoas haviam passado pelo atendimento e 300 foram pré-aprovadas em processos seletivos. Duas começam a trabalhar amanhã (12). Dezesseis empresas participam do evento, entre as quais Atento, Verzani & Serviços, McDonald's, Carrefour, Leroy Merlin, Assaí Atacadista e Habbib's.

“Já faz cinco meses que estou procurando trabalho, de preferência como porteiro ou vigilante. Minha namorada que trabalha no centro da cidade me avisou sobre a feira. Estou com uma grande expectativa, mesmo já tendo feito inscrição em outro Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo)”, conta o candidato Felipe Brandão, de 26 anos, que saiu de Pirituba, na zona norte, para participar. “Terminei um curso técnico de logística há um ano e quero atuar na área”, diz Adriana Castro, de 22 anos, que aguardava para fazer uma entrevista de emprego.

A feira conta com estrutura de mais de mil metros quadrados. No local, as sete unidades móveis do Cate recepcionam os candidatos para as vagas de emprego. Há também uma estrutura onde os pequenos empreendedores podem se formalizar, receber orientações sobre o Micro Empreendedor Individual (MEI) e ainda conhecer mais sobre as oportunidades de acesso ao crédito oferecidas no município.

No mesmo local, os candidatos podem se inscrever em cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e participar de oficinas sobre comportamento em entrevistas, marketing pessoal, elaboração de currículos, empreendedorismo e educação financeira.

A proposta do evento, segundo o prefeito Fernando Haddad, é articular oportunidades de emprego formal e empreendedorismo em um mesmo evento. “Há muitas formas de geração de renda que devem ser valorizadas, como o emprego formal, o cooperativismo, o empreendedorismo e a economia solidária”, disse. “Em um momento em que o contexto econômico não é favorável essa iniciativa é louvável porque nós vamos de encontro ao problema e criamos oportunidades.”

“É um processo de captação de vagas. Esperamos que as empresas possam vir até nós para oferecer empregos com cada vez mais qualidade e melhores salários”, afirmou o secretário municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique. “Nós inovamos nesta iniciativa, porque articulamos em um mesmo espaço oportunidades para emprego, trabalho e renda.”

A expectativa de prefeitura é realizar uma segunda edição do evento no próximo semestre, na zona leste. Nos próximos meses, deve ser lançado também um aplicativo de celular, que permitirá às empresas cadastrarem vagas e aos trabalhadores se inscreverem nos processos seletivos usando apenas o celular.

Fonte: Rede Brasil Atual