No Rio, Dilma diz que em breve anuncia pacote de concessões do governo

A presidenta Dilma Rousseff negou nesta terça-feira (12) que a demora na aprovação do ajuste fiscal esteja provocando atrasos no anúncio do pacote de concessões que o governo federal está para lançar. Ela explicou que as medidas implicam avaliações minuciosas do que cabe conceder ou não. Um dos exemplos citados pela presidenta, é o custo da tarifação que pode ser elevado dependendo da quantidade de tráfego da rodovia.

A presidenta Dilma Rousseff perdeu 15 quilos com a dieta e a série de exercícios que vem fazendo - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Segundo Dilma, isso precisa ser avaliado. No caso das ferrovias, para a presidenta, o que deve contar é o volume de cargas para que seja viável. Ela acrescentou que os técnicos do governo estão finalizando as análises, incluindo conversas com empresas, para levantar os interesses existentes. Além disso, ressaltou, que estão sendo apuradas as formas de financiamento. Dilma prometeu o lançamento do programa para breve.

“Elas ainda não vão ser as mais definitivas, mas a gente está fazendo toda uma modelagem. Nós temos condição de, nas próximas semanas, lançar esse grande programa de concessões e logística. Na sequência nós iremos lançar o nosso programa de energia elétrica para os próximos anos e, na sequência, vamos lançar também o Minha Casa, Minha Vida 3. Serão três etapas que nós vamos cumprir. Todas elas estão em andamento”.

A presidenta descartou que o ajuste fiscal possa comprometer o lançamento desses programas. “Não porque a concessão não é um gasto do governo federal, no sentido de que ela não é do Orçamento Geral da União. Agora, para nós é importantíssimo que se aprove o ajuste fiscal, porque sem ele o impacto maior será em outras áreas. Nós vamos poder fazer sempre mais, quanto mais o ajuste fiscal aprovado se aproximar daquele que nós enviamos [ao Congresso]. Isso é verdade”, disse. 

Campanha alimentação saudável e Olimpiadas 2016

A presidenta Dilma Rousseff disse que está fazendo uma campanha em favor da alimentação saudável e do exercício físico. Ela confessou que perdeu 15 quilos com a dieta e a série de exercícios que vem fazendo. Dilma lembrou que, quando tinha 40 anos, era mais magra, mas, agora, aos 67 anos, como tinha engordado, resolveu reduzir o peso e ter mais qualidade de vida. “Você tem que manter uma alimentação saudável e, sobretudo, tem que fazer exercício físico”, recomendou.

Para a presidenta a prática de exercícios físicos evita doença do coração, melhora a qualidade de vida e diminui o gasto com remédio. “Andar, ninguém cobra para você andar. Então, é algo que é possível fazer. Estou aqui fazendo uma campanha. Estou fazendo porque acho que as pessoas ficam melhores com a saúde delas. Eu estou melhor.”

Depois da declaração, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, brincou com a presidenta. “Essa é a nova versão, Dilminha Olímpica”, disse o prefeito que acompanhava a presidenta durante a entrevista após reunião na sede do Comitê Organizador Rio 2016, na Cidade Nova, região central do Rio.

Na reunião, que teve ainda a participação do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e integrantes dos Comitês Olímpico Brasileiro (COB), Organizador Rio 2016 e da Empresa Municipal Olímpica, os três níveis de governo fizeram uma avaliação do andamento das obras para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A presidenta prometeu tornar os encontros mais frequentes para fazer um ajuste fino e garantir que a preparação não sofra atrasos.

Fonte: Agência Brasil e Brasil 247