Recife realiza 2ª Virada Esportiva neste fim de semana 

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura do Recife realiza, neste fim de semana, a 2ª Virada Esportiva e Paraesportiva da cidade. Na tarde de quinta-feira (14), o prefeito Geraldo Julio fez o anúncio do evento que vai agitar o Recife com 24 horas de atividades, espalhadas por sete polos, 16 Academias da Cidade, duas Academias Recife e 47 ruas, além de intervenções urbanas nos bairros. 

Recife realiza 2ª Virada Esportiva neste fim de semana - Foto: Marcos Pastich/PCR

Este ano, a virada terá o dobro de modalidades esportivas e três novos polos. As atividades começam às 16h do sábado (16) e acontecem até às 16h do domingo (17). O objetivo da PCR é incentivar a prática de atividade esportivas de forma inclusiva e gratuita, estimulando a integração entre os cidadãos e a vivência nos espaços públicos do Recife. O evento é realizado pela PCR, por meio da Secretaria de Esportes, e Federação do Esporte Escolar de Pernambuco (Fedepe), com apoio do Governo do Estado. Todas as atividades são gratuitas.

"A marca desta gestão é tornar a cidade mais viva, incentivando as pessoas a estarem nas ruas, com as diversas ações que promovemos, com a recuperação de tantos espaços públicos. O esporte é também um estímulo, além de propiciar o lazer, integrar as famílias, e as pessoas entre elas e com a própria cidade", disse o prefeito Geraldo Julio.

Nesta segunda edição, o evento está com o dobro de opções de atividades e ganha também três novos polos: Santana, Ibura e Macaxeira. A 2° Virada Esportiva e Paraesportiva do Recife também acontece no Pina, Parque Dona Lindu, Jaqueira e Marco Zero.

A programação do evento está disponível no site www.viradaesportivarecife.com.br, onde os recifenses poderão conferir os detalhes e optar entre cerca de 200 modalidades, além das 47 ruas da cidade, que recebem o programa Lazer na Rua todos os domingos.

As Academias Recife situadas no Parque Santana e no Parque da Macaxeira também terão funcionamento especial neste fim de semana da Virada: no sábado, elas funcionarão das 6h às 10h e das 16h às 19h, e no domingo, a malhação está garantida das 7h às 10h.

O secretário de Esportes do Recife, George Braga, adiantou que este ano, das 8h às 10h do domingo, a Lagoa do Araçá recebe a 1ª Volta da Lagoa, direcionada para os amantes de corrida. "Também teremos a primeira edição da Gincana da Virada, no Marco Zero. Outras novidades são a "Caça ao Tesouro", no Parque das Esculturas de Francisco Brennand, em frente ao Marco Zero; atividades náuticas, que incluem desafio de remo; apresentação de Stand-Up Paddle e uma prova de canoagem que circundará o Bairro do Recife, além da exibição de documentários na Caixa Cultural", afirmou.

Geraldão

Também na tarde de quinta-feira, o prefeito Geraldo Julio anunciou a retomada das obras de reforma e modernização do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão. "O canteiro de obras já está sendo limpo, organizado, e na semana que vem mais de 100 trabalhadores já estarão no local. Vamos devolver à população aquele equipamento tão importante, que passa por um grande processo de revitalização, mais de quarenta anos depois de construído", declarou o gestor.

O Geraldão passará a ser uma moderna arena para eventos esportivos e shows. O projeto inclui intervenções no ginásio em si, na área externa e no parque aquático, com recuperação estrutural, acessibilidade, climatização e adequação da quadra poliesportiva aos padrões internacionais. Já foram executados 42% dos trabalhos, o que equivale a R$ 19,2 milhões. O investimento total da obra é de R$ 45,7 milhões.

Com informações da Prefeitura do Recife.