Wescley Sacramento: Não à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Por * Wescley Sacramento

Estamos enfrentando um problema complexo com nossas crianças e adolescentes, determinado por desigualdades socioeconômicas, de gênero, raça e etnia. Apesar dos avanços registrados ao longo dos últimos anos por governos, ONGs e sociedade civil, as evidências indicam que esse crime está se alastrando por todo o mundo. A tecnologia a cada dia lança novos mecanismos para a prática da exploração.

Muitas mães, mesmo quando têm certeza de que seus próprios companheiros estão praticando o abuso, decidem calar-se por não conseguirem prover o sustento do lar. A ajuda financeira para as vítimas deve ser, portanto, uma prioridade. Somente assim, iremos garantir que seja feita justiça nesses casos.

Segundo dados do Disque 100, em média no Brasil são registrados cinco casos por dia. Todos os meninos e meninas explorados representam a última etapa de uma série anterior de violações dos seus direitos, que não foram respeitados. A violência, a negligência e o abuso conduzem à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Com tudo isso, a falta de proteção contra a exploração sexual, os maus-tratos, o abandono e a violência continuam sendo uma realidade para milhões de crianças e adolescentes.

Para podermos acompanhar e fazer frente a esses novos desafios temos que acelerar o ritmo de nossas ações. Queremos construir ambientes protetores para nossas crianças e adolescentes. É necessário melhorar a coordenação entre as escolas, garantir mais creches em tempo integral; precisamos dos serviços de básicos de saúde, sistema jurídico, polícia preparada, melhoramentos e equipamentos para os conselhos tutelares. Não há uma ação única capaz de eliminar a exploração e o abuso.

É necessário criar varias ações coordenadas e simultâneas com a sociedade civil e os governos. Reivindicamos aos governos municipais, estaduais e federais, para que invistam em sistemas capazes de medir a dimensão desse fenômeno.
Queremos ações em curto prazo para o fim desses abusos. Vamos fazer frente a esses novos desafios, temos que acelerar o ritmo de nossas ações. É chegada a hora de o povo brasileiro sentir vergonha dessas práticas.

Dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

*Wescley Sacramento é estudante de Jornalismo e presidente da Associação Comunitária dos bairros Ellery e Monte Castelo.

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.