MEC: Chico Lopes reforça demanda por universidade federal na Ibiapaba

Um pedido de criação da Universidade Federal da Ibiapaba foi levado, na última terça-feira (19/05), ao Ministério da Educação, em Brasília, em audiência entre o deputado federal Chico Lopes (PCdoB), o secretário de Educação Superior do MEC, Jesualdo Farias, e os prefeitos de São Benedito, Gadyel Gonçalves, e Ubajara, Zezinho Romano.

O deputado Chico Lopes destacou que uma nova universidade na região da Ibiapaba beneficiará a população de municípios como São Benedito, Croatá, Ubajara, Viçosa do Ceará, Carnaubal, Ibiapina, Tianguá, Guaraciaba do Norte, entre outros.

“A audiência foi positiva, debatendo a continuidade do projeto de expansão das universidades federais pelo governo e, ao mesmo tempo, uma forma de dar início de modo concreto à instalação de um campus universitário na Ibiapaba, com a possibilidade de um campus da UFC”, relatou Chico Lopes.

"Defendemos uma nova Universidade Federal para a Ibiapaba, que teria um impacto muito positivo para a região, garantindo acesso mais fácil ao ensino superior, sem que os estudantes tenham que deixar suas cidades. Essa nova possibilidade, de começar esse trabalho com um campus da UFC na Ibiapaba, pode ser um meio de conseguirmos essa presença da universidade com mais agilidade”, acrescentou.

“Juntamente com os prefeitos, levamos ao secretário Jesualdo, do MEC, o pedido da universidade para a Ibiapaba, que representaria um novo impulso econômico para a região em vários setores, como comércio, serviços e moradia, assim como aconteceu no Cariri, por exemplo, após a instalação de sua Universidade Federal”, complementou o deputado Chico Lopes.

“Defendemos que o Governo Federal continue no caminho certo quanto à expansão do ensino superior. Nos últimos 12 anos, as universidades federais, que enfrentaram muitas dificuldades ao longo da década de 90, tiveram atenção e recursos para ampliar suas atividades e democratizar o acesso. Esse esforço do governo de valorização do ensino superior trouxe consequências muito importantes para o povo e para o País”, acrescenta o parlamentar. “A criação de novas universidades foi outra ação fundamental nessa mudança. É preciso que esse movimento continue, ampliando a interiorização do ensino superior”.

Possível campus da UFC na Ibiapaba

Na reunião, o secretário de Educação Superior do MEC, Jesualdo Farias, sugeriu ao deputado Chico Lopes e aos prefeitos trabalhar inicialmente por um campus da UFC para a região da Ibiapaba. O prefeito Gadyel Gonçalves destacou que o município de São Benedito já tem um pré-projeto nesse sentido, um estudo apontando a cidade como a mais acessível para os estudantes da região, além de um terreno e um prédio já reservados para abrigar um possível campus da UFC na Ibiapaba.

“Reforçamos com o Ministério a necessidade de uma universidade pública na Ibiapaba e sentimos receptividade por parte do professor Jesualdo Farias, que levantou essa possibilidade do Campus da UFC. Agora é lutar para criar as condições para isso”, complementa Lopes. “Saio a reunião animado com a conversa. Vou me organizar com os outros prefeitos da Serra da Ibiapaba, que estão unidos em torno desse pleito de termos um ou dois campi universitários, e aguardar o plano de expansão do Governo Federal para as universidades federais”, acrescentou o prefeito Gadyel Gonçalves.

Trabalhadores da Maternidade Escola

O deputado Chico Lopes e o secretário de Ensino Superior do MEC, Jesualdo Farias, também debateram a situação dos trabalhadores da Sociedade de Assistência à Maternidade Escola Assis Chateaubriand (SAMEAC). Também participaram a presidente do Sindicato dos Empregados dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Ceará (Sindsaude), Marta Brandão, o advogado Clovis Renato, do Movimento em Defesa dos Trabalhadores da SAMEAC (MDTS), além de outros integrantes do Sindsaúde.

“O secretário informou que a decisão do Tribunal de Contas da União dificulta mudanças quanto à situação dos trabalhadores da SAMEAC. Ainda faltam definições quanto ao repasse dos recursos à entidade”, relatou Chico Lopes, apontando que os representantes dos trabalhadores definiram ações a serem desenvolvidas em paralelo, como a apresentação da situação dos servidores ao Tribunal de Contas da União, ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público do Trabalho, antes de entrar com possível ação judicial buscando a preservação dos empregos do atual pessoal da SAMEAC. “A luta agora é para manter o vínculo dos trabalhadores com a UFC, prorrogando o contrato da Universidade com a SAMEAC por pelo menos mais cinco anos”, reforçou o deputado Chico Lopes.

Fonte: Assessoria do deputado federal Chico Lopes (PCdoB)