Sindjorce realiza Tribuna Livre pela Democratização da Comunicação

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) realiza, na próxima terça-feira, 26 de maio, data do seu aniversário de 62 anos, a Tribuna Livre pela Democratização da Comunicação. O evento tem a parceria dos movimentos social e sindical e ocorrerá às 16 horas, na Praça da Imprensa (Av. Desembargador Moreira, S/N – Dionísio Torres).

“Trabalhadores e movimentos sociais são vozes silenciadas; mulheres, negros e a população LGBT são sub-representados e vítimas de estereótipo na mídia. Além disso, o Brasil vive sob o domínio de oligopólios formados por meio da propriedade cruzada de emissoras de rádio e TV, revistas, jornais e portais noticiosos. Então, nada mais significativo do que comemorar o aniversário do nosso sindicato levantando uma das principais bandeiras do movimento sindical dos jornalistas: a liberdade de expressão”, enfatiza Samira de Castro, presidente do Sindjorce.

O ato, que abre o microfone em praça pública para as reivindicações de militantes da luta pelo direito à comunicação, também celebra os 10 anos de organização do movimento pela mídia democrática no Estado. O marco deste fato é a criação, em 2005, no Sindjorce, do Comitê pela Democratização da Comunicação do Ceará, representação local do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), também fundado por profissionais do jornalismo, em 1991, a partir de articulação da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

No mundo inteiro a mídia é regulamentada, menos no Brasil

No mundo inteiro há regulamentação para evitar concentração e manipulação nos meios de comunicação. No Brasil, porém, os grupos de mídia classificam a iniciativa como censura e tentam aterrorizar a sociedade sobre o assunto. Mesmo a Constituição Federal de 1988 tendo abordado o tema, mais de duas décadas depois os cinco artigos da Carta Magna sobre comunicação permanecem desregulamentados.

“Normatizar a mídia significa aprofundar a nossa democracia. Hoje, mais que nunca, acompanhamos a desconstrução da verdade feita pelos meios de comunicação social da burguesa, que já derrubou regimes democráticos e empossou ditadores, além de ocultar movimentos de massa, a exemplo das ‘Diretas Já’, em 1984, que reuniu 400 mil em São Paulo, e da greve dos professores do Paraná de 2015, que levou 40 mil educadores às ruas”, explica Rafael Mesquita, secretário-geral do Sindjorce e coordenador do FNDC no Ceará.

Serviço

Tribuna Livre pela Democratização da Comunicação

Dia: 26 de Maio de 2015
Horário: 16 horas
Local: Praça da Imprensa (Av. Desembargador Moreira, S/N – Dionísio Torres)

Fonte: Sindjorce