Bendine: Petrobras revê investimento para priorizar exploração

Em mensagem aos acionistas que se reuniram nesta segunda-feira (25) na assembleia geral que aprovou o Relatório da Administração de 2014, o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, afirmou que a estatal está revendo o plano de investimentos com objetivo de priorizar o segmento mais rentável: o de exploração e produção de petróleo e gás.

Aldemir Bendine

"Almejamos construir um plano sustentável sob a ótica do fluxo de caixa, levando em consideração os potenciais impactos na cadeia de suprimentos e, por conseguinte, na nossa curva de produção", disse Bendine.

Segundo ele, a Petrobras transpôs uma importante barreira, com a publicação dos resultados de 2014, evidenciando um esforço coletivo para superar desafios. "Esse exercício me trouxe ainda mais confiança de que iremos responder às questões estratégicas que nos defrontam, relativas ao plano de negócios da companhia, de maneira eficiente e criando valor."

O presidente da estatal destacou que foi desenvolvida uma metodologia para estimar os gastos adicionais indevidos, resultantes do esquema descoberto com a Operação Lava Jato. "As baixas referentes a esses gastos adicionais impostos por esse esquema foram reconhecidas no terceiro trimestre de 2014."

Bendine ressaltou também que mudanças no contexto dos negócios da Petrobras – em função do declínio dos preços do petróleo, apreciação do dólar e da necessidade de reduzir o nível de endividamento – estimularam uma revisão das perspectivas futuras da companhia e, consequentemente, levaram à necessidade de redução no ritmo dos investimentos.

"Como resultado, a companhia decidiu postergar a conclusão de alguns ativos e projetos inclusos em seu plano de negócios 2014-2018. Concluída a divulgação dos resultados, focaremos nos desafios de médio e longo prazos. Estamos desenvolvendo um novo plano de negócios, no qual incorporaremos premissas econômicas que refletem o cenário atualmente vivenciado pela indústria do petróleo", destacou.

Bendine prometeu melhorias na gestão da empresa e no retorno acionário. "Gostaria de finalizar esta mensagem enfatizando minha convicção de que a Petrobras é e se manterá uma companhia rentável e eficiente, com significativos aprimoramentos em sua governança corporativa e cada vez mais centrada em retornos para seus acionistas e investidores."