Diplomata destaca 112 anos de bom relacionamento entre Irã e Brasil

Um profícuo relacionamento de 112 anos. Assim definiu o embaixador iraniano, Mohammad Ali Ghanezadeh, sobre as relações entre o seu país e o Brasil, durante a reunião ocorrida, na última quinta-feira (21), na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara.  

Diplomata destaca 112 anos de bom relacionamento entre Irã e Brasil - CREDN

Ghanezadeh destacou que Brasil e Irã sempre mantiveram excelentes acordos econômicos, especialmente durante o governo do ex-presidente Lula. “Neste período, assinamos 27 acordos e nossa balança comercial passou de US$400 milhões para US$2,4 bilhões”.

A presidenta da Comissão, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), avalia que as atuais dificuldades econômicas afetam as relações comerciais com outros países, mas que o Brasil busca sempre uma aproximação com os países no desenvolvimento de uma política de relações exteriores multilateral.

O embaixador do Irã afirmou que seria interessante a criação de um grupo de amizade entre Brasil e Irã, no que foi apoiado pela presidenta da Comissão. “Para nós, o grupo de amizade é muito importante”, destacaram os dois.