Sem categoria

Nossa gestão tem como meta olhar e trabalhar pelo povo, diz Bigardi

Em entrevista exclusiva à Rádio Vermelho, Pedro Bigardi, o prefeito comunista da cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo, fez breve balanço de sua gestão, falou do projeto do PCdoB para as cidades brasileiras e destacou que, "em Jundiaí, nosso compromisso é com uma gestão que olhe e trabalhe pelo povo".

Por Joanne Mota

Prefeito comunista de Jundiaí/SP Pedro Bigardi - Foto: Prefeitura de Jundiaí

"A forma adotada para o nosso projeto em Jundiaí tem tudo a ver com um projeto mais amplo que é fertilizado nas trincheiras comunistas. Quando pensamos a cidade e o povo com o detalhe e a preocupação devida, confirmamos não só um projeto de gestão, mas também um projeto de sociedade que o PCdoB tem pensado e aplicado em diferentes locais do país", acentuou ele.

Durante a conversa, Bigardi ainda falou sobre os avanços dados pela sua gestão e que transformaram Jundiaí em uma cidade cada vez mais moderna, conectada e humana. Um retrato, segundo ele, muito diferente do encontrado quando de sua posse.

"A conservação da cidade está entre as prioridades. Uma cidade bem cuidada reflete na saúde e bem-estar social. Além de impactar no cartão postal da cidade. Em 2012, encontrei uma Jundiaí com aspecto de abandono. Ao final da minha gestão, a meta é criar uma nova forma de governar e entergar uma cidade moderna, avançada e mais inclusiva".

Além da infraestrutura, Bigardi falou sobre açõs importantes na área da Saúde, Cultura e, especialmente Educação.


Educação
Foto: Alexandre Prestes

Ao final da entrevista o prefeito de Jundiaí falou sobre os esforços da gestão para avançar na Educação. Ele informou que o município possui oito escolas de ensino integral, mas que a meta é ampliar ainda mais.
"Sabemos que a escola de tempo integral vai além da mera educação formal. Ela complementa o ciclo de formação da criança ou do jovem com atividades esportivas e culturais, por exemplo. Um esforço fundamental para a formação social", destacou.

No último sábado (23), Jundiaí concluiu a elaboração do Plano Municipal de Educação. De acordo com informações da Secretaria de Educação na manhã desta segunda (25), os delegados concluíram a votação das metas e estratégias para a educação nos próximos dez anos (2015-2025). Agora, o documento será transformado em projeto de lei e seguirá para a votação na Câmara Municipal.

O documento-base elaborado pela comissão organizadora recebeu mais de 150 sugestões. A sociedade participou e deu sua contribuição de maneira ampla e democrática.

Mais

Pedro Bigardi foi eleito com 65,57% dos votos dos eleitores de Jundiaí, fruto da vontade de mudança da população da cidade. “Antes da campanha começar fizemos uma pesquisa qualitativa na cidade e percebemos que a população queria mudança, mas tinha um certo receio de uma mudança que não fosse responsável ou boa para a cidade.”