Angola se destaca por ações para a solução de conflitos na África

O governo de São Tomé e Príncipe elogiou Angola pelas ações que realiza na procura por soluções pacíficas dos conflitos na região dos Grandes Lagos.

Angola

Tal reconhecimento foi transmitido pelo chanceler do país, Salvador dos Ramos, no âmbito da 16ª reunião de ministros da Defesa da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Ramos, representando o premiê Patrice Trovoada, assinalou que São Tomé se encontra situado no Golfo da Guiné e na África Central, regiões do continente onde os conflitos violentos seguem semeando morte e destruição.

Ele considerou que a República Democrática do Congo, a República Democrática Centro-africana e o Burundi são países imersos em conflitos de diversas naturezas, cujas consequências têm sido dramáticas e a solução requer um maior compromisso da comunidade internacional.

Desde janeiro de 2014, Angola assumiu a presidência rotativa da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos.

"Precisa-se que o Atlântico Sul seja uma zona de paz e segurança para proporcionar as vantagens comparativas dos países da CPLP", disse Ramos, ao presidir na véspera o foro das nações de língua portuguesa.

O titular de São Tomé de Defesa e Mar, Carlos Estoque, destacou a importância deste encontro para o fortalecimento e a afirmação nos âmbitos da defesa e segurança dos países que integram o bloco.

Já o ministro português da Defesa, Aguiar Branco, assinalou que as áreas de formação, saúde e operações de paz são prioridade da associação no próximo ciclo.

A CPLP foi criada em 17 de julho de 1996. Fazem parte Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Santo Tomé e Príncipe, Timor Leste e Guiné Equatorial.

Ilhas Mauricio foi aceita como observador em 2006 e Senegal em 2008. A sede da organização é em Lisboa. São Tomé e Príncipe assumiu a presidência rotativa da Comunidade.

Fonte: Prensa Latina