Sem categoria

Morre Joel Batista, Secretariado Nacional divulga nota oficial 

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) lamenta em nota oficial a morte do camarada Joel Batista, 60 anos, na madrugada desta quinta-feira (28). Depois de longa enfermidade, Joel não resistiu à insuficiência renal e hepática. O velório está marcado para ocorrer às 17 horas desta quinta, no Cemitério da Vila Alpina (Av. Francisco Falconi, 437 – Jd. Avelino), na capital paulista. 

Joel Batista

Segue abaixo a íntegra da nota:

Nota do Secretariado Nacional do PCdoB

O Secretariado do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento do camarada Joel Batista ocorrido na madrugada desta quinta-feira (28). Joel exercia atualmente as funções de membro da Comissão Sindical Nacional do PCdoB e dirigente da Fitmetal (Federação Interestadual dos Metalúrgicos), entidade em que jogou importante papel desde sua fundação.

Destacado quadro operário comunista, em seus trinta e cinco anos de incansável dedicação ao Partido, Joel – homem de sólidas convicções revolucionárias – construiu uma rica e exemplar biografia que serve de paradigma para todos os que lutam pela construção do socialismo em nosso país.

Destacam-se em suas múltiplas tarefas a sua atuação no Comitê Central do Partido, na Secretaria estadual de Organização do PCdoB-SP e na Coordenação do Partido na Capital.

Joel contribuiu para a estruturação do Partido entre os trabalhadores do Transporte, Construção Civil e Correios, para citar apenas alguns exemplos. Além da sua militância permanente entre os metalúrgicos, Joel ajudou na construção da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e atuou no Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz).

Operário estudioso e internacionalista, o camarada merece destaque também pela sua contribuição na luta de ideias, colaborando com a formação de diversas gerações de operários e ativo divulgador dos órgãos de comunicação do PCdoB, em cuja tarefa chegou a ser laureado diversas vezes como o “Tribuneiro do Ano”, por ser recordista de venda em portas de fábrica da antiga “Tribuna da Luta Operária”.

Joel deixa seis filhos, familiares e uma legião de camaradas e amigos que, em meio à tristeza pela sua precoce partida, nutrem a certeza de que a melhor homenagem que podem prestar ao camarada é perseverar no caminho de construção e fortalecimento do Partido a que ele dedicou o melhor de suas energias, do seu tempo e da sua vida.

Camarada Joel, presente!

O Secretariado do Comitê Central do PCdoB
São Paulo, 28 de maio de 2015.