Visita de Li Keqiang à América Latina tem repercussão mundial

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, fez uma visita oficial, entre os dias 18 e 26 deste mês, ao Brasil, Colômbia, Peru e Chile, sendo mais uma importante atividade diplomática da China para com a América Latina após a visita do presidente chinês, Xi Jinping, à região no ano passado. A iniciativa recebeu também elogios por parte da comunidade internacional.

Li Keqiang - CRI

O presidente do Instituto Brasileiro de Estudos da China e Ásia-Pacífico, Severino Cabral, apontou que os dois líderes chineses visitaram o Brasil em menos de um ano, o que mostrou a importância das relações sino-brasileiras, que continuam sendo aprofundadas, e têm cada vez mais influencias internacionais.

O ministro brasileiro das Comunicações, Ricardo Berzoini, apontou que desta vez os dois países assinaram uma série de acordos para fomentar ainda mais as cooperações bilaterais, o que levará as negociações a um novo nível. As economias dos dois países têm fortes complementaridades, por isso, os investimentos e transferências de tecnologias mútuas vão ser um modelo de avanços econômicos entre duas grandes economias do planeta.

O diretor do Centro de Comércio Internacional e de Integração da Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (Cepal), Osvaldo Rosales, disse que a viagem de Li Keqiang favorece a construção das novas relações entre a China e a região latino-americana e caribenha. Ele acredita que as cooperações com a China vão ajudar muito os países da região na melhoria das infraestruturas e no aumento das suas competitividades.

O professor da Universidade Nacional Maior de São Marcos (UNMSM), Dr. Carlos Aquino, afirmou que durante a visita do primeiro-ministro, Li Keqiang, aos quatro países, o governo chinês assinou vários acordos de cooperações, o que com certeza irá incentivar os comércios e os investimentos entre os dois lados.