Salas de cinema: Chamada Pública abre seleção para mais duas cidades

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) realiza Chamada Pública para a seleção complementar de até dois municípios a serem beneficiados com o programa Cinema da Cidade, gerenciado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) em parceria com o BNDES e com a Caixa Econômica Federal.

O programa garantirá a viabilização financeira de novos complexos exibidores em dez municípios cearenses de pequeno porte (acima de 20 mil e até cem mil habitantes), que não disponham de salas de exibição e não tenham perspectiva de empreendimento no setor, a curto prazo. Já foram contemplados com o programa as cidades de Aracati, Canindé, Crateús, Crato, Iguatu, Itapipoca, São Benedito e Tauá. As inscrições poderão ser feitas de 8 a 22 de junho e as cidades interessadas nas últimas duas vagas do programa devem conferir no edital os documentos e as condições necessárias para concorrer.

A escolha dos municípios que complementarão o conjunto de dez cidades beneficiadas pelo Cinema da Cidade tem por base o atendimento das diversas regiões que compõem o Estado do Ceará, de modo que serão levadas em consideração aquelas cidades com potenciais de constituírem um polo regional, capaz de atrair espectadores das localidades da região do seu entorno, maximizando, com isto, os objetivos do Programa e assegurando sua sustentabilidade, nos termos do art. 9o da Lei 12.599/12, que institui o mencionado programa e estabelece seus objetivos.

Os oito municípios cearenses já selecionados para o programa avançam nos preparativos para a construção dos equipamentos culturais. Cada cidade receberá duas salas de cinema – uma com capacidade para 100 espectadores, outra para 200, gerando novos espaços de exibição, de forma acessível, beneficiando o público do Interior do Ceará.

Cumprindo com o cronograma, o projeto está na fase de apresentação dos terrenos onde serão construídos os cinemas, a serem construídos com 80% de recursos federais e 20% de recursos do Governo do Estado, em articulação promovida pela Secult. Cada
novo complexo, com duas salas de cinema, demandará investimento de R$ 2,5 milhões para sua construção.

"Estamos fazendo um trabalho conjunto, passo a passo, de forma que todos os municípios envolvidos no projeto possam estar no mesmo estágio de cada uma das etapas previstas no edital, até que todas as salas estejam prontas. Faremos um trabalho específico com as duas cidades que ainda serão selecionadas, para que tudo ocorra dentro dos prazos e o Interior do Estado saia ganhando", explicou o secretário da Cultura do Ceará, Guilherme Sampaio.

Edital da seleção

Fonte: Secult