Empossada vereadora, Titi continua luta pelos direitos dos servidores

Tão logo a vereadora Titi Alvares (PCdoB) tomou posse na Câmara Municipal de Porto Alegre nesta segunda (1/6), já teve pela frente o desafio de levar adiante uma causa abraçada com afinco pela vereadora Jussara Cony, a quem Titi substitui temporariamente: a mediação entre os municipários e o Executivo a fim de encerrar a greve com uma proposta que garanta conquistas aos trabalhadores. 

Na manhã desta terça, 2, bem como na tarde desta segunda, Titi participou de reuniões envolvendo as partes e outros vereadores. “Nosso papel neste processo é ser um canal facilitador da negociação. E creio que já avançamos por termos conseguido restabelecer o diálogo entre a Prefeitura e os servidores, uma crítica recorrente do Simpa até então”, explica a vereadora.

Ontem, a Prefeitura suspendeu reunião de negociação devido ao suposto trancamento da esquina da Borges de Medeiros com a Siqueira Campos pelos manifestantes. Entre as pré-condições da administração municipal quando da reabertura do diálogo estava a liberação das vias públicas.

De acordo com representantes do Simpa, no entanto, não houve fechamento da rua, mas sim a concentração de manifestantes para a realização de ato da categoria. Além disso, o Sindicato considerou a postura da Prefeitura radicalizada e avessa ao processo de negociação que vinha se consolidando.

Com o intuito de ter o processo reaberto, dezenas de manifestantes estiveram na Câmara na tarde desta segunda, quando foram recebidos por uma comissão de vereadores, entre eles Titi Alvares.

Devido à mediação, o vice-prefeito Sebastião Melo concordou em receber uma comissão de municipários. No entanto, não houve grandes avanços nas propostas em pauta. Basicamente, a Prefeitura reviu a reposição da inflação, com a proposta de aplicar, de maneira sobreposta, 4% em junho, 2% em dezembro e 1,97% em março. Porém, não houve avanços em questões como o abono salarial e a nova versão do projeto de lei para a correção do efeito cascata.

Posse

Ticiana Alvares tomou posse na tarde desta segunda-feira, 1º, em substituição à vereadora Jussara Cony, que se afastou temporariamente do mandato por motivos de saúde. Jussara ficará licenciada até o dia 9 de junho.

Ao ser empossada, Titi fez questão de ressaltar a influência de Jussara em sua trajetória. “Ela é uma grande líder, por isso, ficou muito feliz e honrada ao assumir sua cadeira”, declarou.

Originalmente ligada às causas da juventude e ao meio cultural, Titi ressaltou que sua passagem pela Câmara terá a marca de valorizar estas frentes. “Num cenário marcado por uma grande ofensiva conservadora no campo político, defender a juventude contra propostas como, por exemplo, a redução da maioridade penal, é um desafio e, ao mesmo tempo, um compromisso inarredável”, explicou.

Em seu discurso, Titi também destacou a importância de pautas como o não cercamento da Redenção, a revitalização da área do cais Mauá e da orla do Guaíba como questões diretamente ligadas à ocupação dos espaços públicos pela população. Titi também abordou a valorização de Porto Alegre como uma cidade criativa, diversificada e aberta à cultura, fatores fundamentais para fazer dos espaços públicos locais de maior interação, especialmente entre a juventude.

Na avaliação da deputada estadual Manuela D’Ávila, que prestigiou a posse da vereadora, “o fato de Titi assumir ainda que temporariamente o lugar de uma líder como Jussara Cony tem uma simbologia bastante forte porque ela é mulher e jovem, duas frentes que Jussara sempre defendeu com determinação. E a Titi tem também um olhar especialmente focado nesses dois segmentos que merecem uma atenção especial na área das políticas públicas”.


Fonte: Assessoria da Bancada do PCdoB na Câmara Municipal de Porto Alegre