Mexicanos vão às urnas neste domingo em meio a protestos

Cerca de 8,5 milhões de mexicanos vão neste domingo (7) às urnas para eleger 2.016 ocupantes de cargos públicos, incluindo os 500 deputados federais e os governadores de nove estados. O país faz eleições em meio a protestos e ameaça de boicote por parte de organizações sociais.

Eleição México - Pedro Pardo

Os estudantes exigem a revogação da reforma educativa, promulgada em 2013. Eles ameaçaram impedir a instalação das mesas de voto em Michoacán, onde vão ser eleitos 112 prefeitos, 40 deputados locais e 12 federais.

Os alunos da Escola Normal Rural do município de Cherán iniciaram uma série de ações para impedir as eleições desde terça-feira (2).

Professores mexicanos em greve anunciaram ontem mobilizações no estado de Oaxaca, no Sul do país, para as eleições de hoje, sem indicar, porém, se pretendiam impedir a instalação das mesas de voto.

Os protestos ocorrerão em todo o estado, disse o secretário-geral da Coordenação Nacional de Trabalhadores da Educação em Oaxaca, Rubén Núñez, no final de uma concentração, rodeado de milhares de docentes.

Os professores, em greve por tempo indeterminado desde 1º de junho, em uma paralisação que afeta mais de 6 milhões de alunos em nível nacional, consideram o processo eleitoral uma farsa e exigem que o governo revogue a reforma educativa, promulgada pelo presidente Enrique Peña Nieto.