Turquia realiza neste domingo eleições legislativas

Cerca de 54 milhões de eleitores turcos vão às urnas neste domingo (7) para eleições legislativas, as mais incertas desde 2002, com a possibilidade de o Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP) perder a maioria absoluta garantida em votações anteriores. O líder do partido é o presidente Recep Tayyip Edogan.

Turquia realiza neste domingo eleições legislativas - Reprodução

Entre os assuntos que devem dominar as eleições estão o processo de paz com a guerrilha curda, a crescente islamização da sociedade impulsionada pelas autoridades, a lembrança dos grandes protestos antigovernamentais na primavera de 2013, a corrupção, o autoritarismo e o recuo da economia.

As pesquisas indicam que o conservador AKP terá entre 40% e 42% dos votos, enquanto os sociais-democratas do Partido Republicano do Povo (CHP) terão 26% e a direita radical do Partido de Ação Nacionalista (MHP) até 17% dos votos.

A incógnita está nos resultados do pró-curdo Partido Democrático dos Povos (HDP), tradicionalmente forte na Região Sudeste do país, onde se concentra esta minoria, que se apresenta pela primeira vez às eleições legislativas para se afirmar com uma alternativa de esquerda no país.

Mais de 50 mil voluntários, além dos observadores dos partidos e de delegações do Parlamento Europeu e da Organização para a Cooperação e Segurança na Europa, tentam garantir que o processo eleitoral ocorra sem transtornos.