Em Bruxelas, Dilma busca ampliar relações comerciais com UE

A presidenta Dilma Rousseff desembarcou em Bruxelas, na Bélgica, nesta quarta-feira (10) para participar da II Cúpula União Europeia-Celac.

Dilma em Bruxelas premiê bélgica Charles Michel

O primeiro encontro oficial foi com o primeiro-ministro belga, Charles Michel. Além de participação da cúpula, a presidenta atua para avançar as negociações para o tratado de livre comércio entre Mercosul e União Europeia.

Após a reunião com o premiê belga, Dilma afirmou em entrevista coletiva que o Mercosul está em "condições" para fazer a oferta comercial.

“Eu disse ao primeiro-ministro que o Brasil e o Mercosul estão em condições de apresentar suas ofertas comerciais para a União Europeia e acredito que isso possa ocorrer nos próximos dias ou meses e esperamos da mesma forma que essa questão evolua de forma satisfatória do ponto de vista da União Europeia”, afirmou Dilma.

O governo brasileiro reivindica para o acordo comercial com a União Europeia setores como de transporte, alimento, químico-farmacêutico, desenvolvimento e pesquisa.

Dilma afirmou em entrevista à rede alemã Deutsche Welle, publicada nesta terça (9), que a prioridade é selar o acordo comercial neste ano.

“Do ponto de vista do Brasil, o Mercosul tem condições de fazer esse acordo, e eu buscarei sempre levar os outros países”, afirmou.

Na agenda da presidenta também estão previstas reuniões com o premiê grego, Alexis Tsipras, do partido de esquerda Syriza; e com a chanceler alemã Angela Merkel, entre outros chefes de Estado.

A cúpula União Europeia reúne países da América Latina e do Caribe.

Congresso do PT

Dilma retorna ao Brasil para participar da abertura do 5º Congresso do PT, que será realizado em Salvador, de 11 a 13 de junho. A legenda decidiu atrasar em uma hora a abertura do encontro, que anteriormente estava prevista para as 19 horas, para que a presidenta participe.