Jussara Cony assume liderança da oposição e apresenta plano de ações

Nesta quarta-feira, 10, a vereadora Jussara Cony (PCdoB) tornou-se a primeira mulher a liderar um bloco político na Câmara Municipal de Porto Alegre, à frente da oposição. O anúncio aconteceu durante café da manhã promovido em hotel no centro de Porto Alegre, do qual participaram lideranças políticas do PCdoB e do PT, que compõem a oposição juntamente com o PSol. À tarde, durante sessão plenária na Câmara, a nova líder foi oficializada.

Vereador Alberto Kopittke (PT), o presidente estadual do PCdoB, Adalberto Frasson, os vereadores petistas Marcelo Sgarbossa e Sofia Cavedon, a suplente Titi Alvares, do PCdoB, a vereadora Jussara Cony (PCdoB) a deputada estadual Manuela D'Ávila (PCdoB), o presidente da Câmara, vereador Mauro Pinheiro, o presidente municipal do PT, Rodrigo Oliveira e o vereador Engenheiro Comassetto (PT)

Jussara Cony chega à liderança com a missão de dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo feito – inicialmente pelo então vereador Pedro Ruas (PSol) e, depois, pelo Engenheiro Comassetto – e, ao mesmo tempo, ajudar a fortalecer a articulação entre partidos e movimentos sociais que não compactuam com a gestão municipal. Além disso, Jussara estará à frente da elaboração de um balanço a ser feito pela oposição, que deverá estar pronto em 90 dias, no qual serão apontadas as principais defasagens da atual gestão.

“Há um sentimento geral de insatisfação na população com a atual administração. A cidade está estagnada e isso, para mim, é retrocesso”, disse Jussara.

Vereadores Alberto Kopittke (PT), Fernanda Melchionna (PSol), Sofia Cavedon (PT), Engenheiro Comassetto (PT), Professor Alex Fraga (PSol), Jussara Cony (PCdoB) e Marcelo Sgarbossa (PT)

Na avaliação da vereadora, existe uma série de problemas que precisam ser equacionados e que envolvem a infraestrutura e a mobilidade urbana, a ocupação dos espaços públicos, a saúde, a educação e a segurança, entre outros aspectos. “Estas questões têm sido negligenciadas pela prefeitura. Há uma ineficiência geral na administração, falta maior diálogo com a população e com os municipários. Enfim, há muitas questões que queremos debater, expor, cobrar resolução e, assim, ajudar a buscar saídas para a cidade”.

O presidente da Câmara, Mauro Pinheiro (PT), ressaltou que o objetivo é “fazer uma oposição consciente”, que considere, porém, que o “o prefeito não está fazendo a cidade se desenvolver”.
No balanço a ser realizado, serão avaliados o cumprimento efetivo das metas de gestão do Governo; a execução dos compromissos dos planos setoriais e a relação entre a proposta e a execução do PPA através dos orçamentos. “O objetivo é mostrar as contradições entre o discurso e a prática do governo Fortunati-Melo e a incapacidade de cumprir suas próprias metas de gestão”, diz a proposta de plano de trabalho apresentada hoje. Este balanço terá cinco eixos centrais: gestão da saúde; educação e educação infantil; mobilidade urbana; regularização fundiária e habitação; segurança pública e ocupação dos espaços públicos.

 Lideranças dos movimentos sociais e do PCdoB prestigiam posse de Jussara na liderança de oposição

Jussara lembrou que o trabalho de acompanhamento da gestão municipal é, inclusive, o ponto central do Prometa. Tendo como um de seus autores o então vereador e hoje vice-prefeito Sebastião Melo, o PL foi desarquivado pela vereadora e aprovado em primeiro turno em maio. Seu texto estabelece que o prefeito em exercício deve apresentar programa contemplando os quatro anos de gestão, no qual deve conter prioridades, indicadores de desempenho e metas quantitativas e qualitativas para cada um dos eixos estratégicos de políticas públicas estabelecidas para a administração municipal. O Prometa observará as diretrizes apresentadas na campanha eleitoral, os programas e as ações de governo em andamento, as leis orçamentárias e as deliberações das assembleias do Orçamento Participativo (OP).

Também estiveram presentes ao café da manhã a deputada estadual Manuela D’Ávila (PCdoB); os vereadores petistas Marcelo Sgarbossa, Alberto Kopittke, Sofia Cavedon e Engenheiro Comassetto, o presidente municipal do PT, Rodrigo Oliveira; o presidente estadual do PCdoB, Adalberto Frasson e Titi Alvares, presidenta do PCdoB municipal e suplente que assumiu o mandato de Jussara Cony por nove dias durante os quais a vereadora esteve afastada por motivos de saúde.