Presidente de Angola visita a China para estreitar as relações

O presidente chinês, Xi Jinping, recebeu, nesta terça-feira (9), em Pequim, o presidente angolano, José Eduardo dos Santos. Os dois líderes avaliaram positivamente as cooperações e concordaram em aprofundar a parceria estratégica e a amizade entre os dois países.

China e Angola

Xi Jinping disse que China e Angola são bons amigos e parceiros. Ele lembrou que em 2010, quando ele próprio visitou o país africano, os dois lados estabeleceram a parceria estratégica. “Nos últimos cinco anos, as cooperações conseguiram grandes resultados em todos os setores, e trouxeram verdadeiros benefícios para os dois povos”, apontou o líder chinês.

O presidente do país asiático enfatizou também que as duas partes devem fortalecer a confiança política, e colaborar nas questões relacionadas a interesses de grande importância. Ele apontou que o governo chinês estimula suas empresas a investirem na Angola para ajudar o país a realizar um desenvolvimento econômico diversificado.

Por sua vez, José Eduardo dos Santos, agradeceu a China pela assistência na reconstrução e no desenvolvimento socioeconômico do país. Ele deseja que as duas nações continuem fortalecendo as cooperações nos setores de infraestrutura, educação, ciência e tecnologia, agricultura e finanças.

No mesmo dia, o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, e o presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPCh), Yu Zhengsheng, também se encontraram com o presidente angolano.

No encontro, Yu Zhengsheng afirmou que China e Angola têm convivência amistosa e insistem na igualdade e na confiança mútua no estabelecimento das relações diplomáticas. Segundo ele, os dois países demostram entendimento e apoio recíproco em assuntos de grande interesse mútuo. Ele afirmou estar feliz com a estabilidade, o crescimento e a harmonia de Angola sob a liderança de José Eduardo dos Santos e do Movimento Popular de Libertação de Angola.

Ainda de acordo com ele, as relações sino-angolanas constituem um exemplo para a cooperação de benefício mútuo e o desenvolvimento comum entre a China e a África. “O Comitê Nacional da CCPPCh está sempre disponível a desenvolver parcerias amistosas com o parlamento, os partidos e os diversos setores da sociedade angolana e promover o intercâmbio bilateral no que tange à reforma e cooperação econômica, além de encorajar mais empresas privadas chinesas a investirem no país africano”.

Por sua vez, José Eduardo dos Santos afirmou que a amizade entre o seu país e a China é sólida e agradeceu à China pela ajuda e apoio ao longo do desenvolvimento socioeconômico de Angola. Ele disse esperar uma maior cooperação com a China e reforçar o intercâmbio parlamentar, com vista a promover continuamente as relações bilaterais.