Ministro Edinho Silva: “Precisamos virar a página do ajuste” 

Em reunião com blogueiros e jornalistas da mídia contra-hegemônica, realizada na manhã desta quinta-feira (11), na sede do Centro de Estudos Barão de Itararé, em São Paulo, o Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Edinho Silva, declarou que é preciso virar a página do ajuste. 

barão de itararé - Wevergton Brito Lima

Para Edinho, implementar o ajuste é fundamental para que o país retome o crescimento. “O ajuste é decisivo para que retomemos o crescimento, mas não vamos governar em função do ajuste, pois o ajuste é um movimento tático. O estratégico é a visão do crescimento com distribuição de renda. Foi para isso que fomos eleitos e é com isso que temos compromisso. Assim, temos que concluir a votação do que falta do ajuste fiscal e virar a página, pois existem pautas positivas que já estão em andamento”.

O ministro afirmou ainda que esta pauta positiva do governo é subalternizada pela mídia hegemônica. “Lançamos o Plano Safra, com quase R$ 190 bilhões destinados à agricultura familiar, o maior da história. O plano para as obras de infraestrutura soma outros R$ 190 bilhões”. No entanto, diz Edinho, “a mídia passa o enfoque de que os planos não sairão do papel, ou sairão bem menores”. Edinho rebate esta concepção: “Acompanhei a elaboração dos planos e posso garantir que são absolutamente viáveis e necessários”. Ao omitir e distorcer as informações em torno dos reais impactos dos planos do governo, a mídia, na visão do ministro, “não prejudica o governo, prejudica o próprio país”.

Após a fala inicial, Edinho respondeu às perguntas dos jornalistas da mídia independente, com os quais se comprometeu a dialogar constantemente.

O Ministro, que é filiado ao PT, viajou após a reunião para Salvador, rumo ao Congresso do seu partido, que tem início nesta quinta-feira.