Encontro na Bolívia promete lutar pela descolonização tecnológica  

O 1o Encontro Internacional de Rádios Comunitárias e Software Livre da América Latina terminou, nesta sábado (13), na cidade boliviana de Cochabamba, com o compromisso de seguir a luta pela descolonização tecnológica. 

Encontro na Bolívia promete lutar pela descolonização tecnológica

O evento serviu para materializar os avanços na região em matéria de Software Livre, leis de telecomunicações e plano de migração.

Na jornada inaugural, a ministra de Comunicação de Bolívia, Marianela Paco, disse que as rádios comunitárias devem usar as novas tecnologias, entre elas o software livre, para democratizar ainda mais o acesso à informação em seus países e a região.

E destacou que as rádios comunitárias devem desenvolver capacidade para o uso de software livre, porque inclui uma variada faixa de meios informáticos que podem ajudar a ter um manejo independente da informação.

Entre os participantes encontram-se rádios comunitárias de Venezuela, México, Equador, Colômbia, Uruguai, Argentina e Bolívia.

As emissoras que compõem a Rede de Rádios Comunitárias e Software Livre da região, constituem um espaço de formação e debate para promover o uso de tecnologias livres, como o início de seu processo para a soberania tecnológica frente às grandes multinacionais da comunicação.