Para Patrus Ananias, agricultura familiar ganha com Fachin no STF

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, considerou positivo o ingresso do jurista Luiz Fachin como o mais novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A posse do ministro ocorreu nesta terça-feira (16), em Brasília.

Patrus Ananias e Fachin - Paulo Henrique Carvalho/ MDA

“Ele tem uma grande sensibilidade para tratar das questões ligadas à terra. Para nós, é um tema fundamental, para promovermos uma reforma agrária pacífica e democrática e, na mesma linha, efetuarmos também a reforma urbana. Ou seja, estabelecermos um justo equilíbrio entre o direito de propriedade e as exigências superiores do direito à vida, da dignidade humana, da justiça social e do bem comum”, afirmou Patrus após a cerimônia.

A solenidade de posse contou com a presença de mais de mil convidados, entre familiares e autoridades. O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, conduziu a cerimônia de posse e disse ser uma grande alegria ter Fachin como colega. “As posses no Poder Judiciário, no geral, caracterizam-se pela singeleza e extrema parcimônia. Cabe a mim, dar as boas-vindas ao novo ministro e manifestar o júbilo de meus pares de ter um magistrado com suas qualificações”.

Depois de empossado, Luiz Edson Fachin declarou que cumprirá fielmente os deveres e encargos da Justiça.