Brasil retoma exportação de carne bovina para a Argentina

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, anunciou nesta quarta-feira (17) que a Argentina retirou o embargo à carne brasileira que vigorava desde 2012. Ao mesmo tempo, o Brasil retirou o embargo às maçãs argentinas, decretado em março deste ano depois de constatada a presença da praga Cydia Pomonella. A documentação bilateral relativa aos desembargos será publicada esta semana pelos dois países.

carnes

Segundo comunicado divulgado pelo Ministério da Agricultura, a ministra disse que o embargo à maçã argentina teve causa estritamente sanitária, mas que as providências das autoridades da Argentina, demonstrando controle do problema, retiram as razões para a restrição.

Da mesma forma, a ministra declarou que não há razão para o embargo à carne brasileira, sob absoluto controle sanitário. Por isso, pediu reciprocidade à Argentina, concluindo os dois governos pela declaração simultânea das respectivas liberações.

A importação desses frutos provenientes da Argentina foi suspensa em março deste ano, após avaliação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do sistema argentino para mitigação de riscos relacionados à praga Cydia Pomonella – erradicada no Brasil no ano passado.

Por outro lado, o Serviço de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina, após avaliações sanitárias, reconheceu que casos atípicos de BSE (Encefalopatia Espongiforme Bovina), cientificamente demonstrados, podem ocorrer em qualquer parte do mundo e não têm relação com o risco da epidemia da vaca louca – motivo alegado para interromper o comércio de carne bovina com o Brasil no ano de 2012.