Jussara Cony inicia trabalhos de comissão do Parlamento Metropolitano

Nesta quarta-feira, 17, foi realizada a primeira reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Parlamento Metropolitano, presidida pela vereadora Jussara Cony (PCdoB). A abertura dos trabalhos foi feita pelo presidente da Câmara, Mauro Pinheiro, que destacou: “é preciso construir relação com todos os vereadores das cidades que compõem os parlamentos da região metropolitana porque isso é essencial para o desenvolvimento de todos”.

Nesta primeira reunião, Jussara apresentou as linhas gerais do trabalho que será realizado à frente da Comissão, destacando a importância da educação para o desenvolvimento das cidades e do país. Neste sentido, salientou que os municípios devem agilizar a aprovação de seus planos para a área. “Em Porto Alegre, a sociedade participou de maneira bastante democrática de todo o processo que culminou na Conferência Municipal de Educação e agora estamos trabalhando para que seu conteúdo seja preservado no Plano Municipal de Educação encaminhado pelo Executivo para a análise da Câmara”, disse Jussara. “E uma vez aprovado, vamos cobrar sua aplicação”, completou.

Jussara disse ainda que a aprovação do PME, tal qual debatido pela sociedade, “é fundamental para buscarmos corrigir as defasagens e problemas de nossa educação infantil”. Relatório do Tribunal de Contas do Estado noticiado nesta semana mostra Porto Alegre como a pior capital na relação entre oferta e demanda na rede infantil para a faixa etária de zero a cinco anos. Ao todo, são quase 95 mil crianças para pouco mais de 6 mil vagas. “Ter acesso à educação de qualidade é um direito desses pequenos cidadãos. E achamos que o ideal é privilegiarmos a ampliação de vagas na rede pública”, destacou.

Presente ao debate, o vereador Fábio Leal (PDT), de Eldorado do Sul, destacou a importância da educação técnica. “Com a instalação da Dell em nosso município, vimos que poderíamos ter outras empresas desse ramo, mas percebemos que temos pouca mão de obra na própria cidade com formação para desempenhar essas funções”, explicou. Jussara apontou que “este é um exemplo de que é possível e necessário, respeitando a vocação de cada município, aliar o desenvolvimento local ao incremento da formação técnica”.

Por fim, no âmbito da cultura e do lazer, Jussara enfatizou que “precisamos revitalizar as relações humanas, usar os espaços públicos e as manifestações culturais, as atividades esportivas e de lazer para conduzir a nossa juventude a outro patamar de desenvolvimento humano, de maneira a afastá-la da violência”.

Logo que iniciou os trabalhos, Jussara Cony indicou como vice-presidente a vereadora Sofia Cavedon (PCdoB). Além disso, ficou decidida a realização de reuniões mensais sempre numa sexta-feira pela manhã.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Vereadora Jussara Cony (PCdoB)