Documento do Mercosul Cultural aproxima políticas culturais dos países

Depois de dois meses de reuniões, debates e discussões das comissões técnicas do Mercosul Cultural, representantes da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, Venezuela e da secretaria do Mercosul Cultural entregaram um documento de seis páginas aos ministros da cultura e autoridades dos países membros e associados ao bloco, contendo as propostas e ações a serem executadas.

Mercosul Cultural - Lia de Paula

O documento foi entregue na 38ª Reunião de Ministros da Cultura do Mercosul, realizada nessa quinta-feira (18), em Brasília. Participaram do evento, ministros, autoridades, além dos representantes do Mercosul e do Mercosul Cultural.

Em seu discurso, o ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira, defendeu a integração regional das culturas. "É tamanho o nosso desejo de promover uma integração regional que a todos fortaleça. Sabemos que à dimensão cultural cabe um papel central neste processo. É a nossa identidade cultural quem nos fortalece, nos distingue dos outros, e nos aproxima", disse o ministro.

O documento elaborado considerou a potência e a singularidade das culturas sul-americanas, a densidade e as interfaces entre as políticas culturais nacionais em curso, o impacto da cultura na expansão das economias dos países da região, além do marco dos 10 anos da Convenção da Unesco para proteção e promoção da diversidade das expressões culturais.

Dentre as propostas e ações que constam no documento, ressaltam-se o reconhecimento de dois novos bens como Patrimônio Cultural do Mercosul: As missões jesuíticas Guaranis, Moxos e Chiquitos, ação que integra Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai; e a Pajada, forma de expressão cultural (poético e musical) comum, sobretudo na Argentina e Uruguai.

Durante o exercício da Presidência Pro Tempore do Brasil, a Ponte Barão de Mauá, que liga Jaguarão (Rio Grande do Sul) e Rio Branco (Uruguai), recebeu a certificação de primeiro Patrimônio Histórico do Mercosul. Na entrega do certificado, realizada no mês de maio, foi apresentado um Plano de Gestão da Ponte.

Outros encaminhamentos que constam no documento é a aprovação do Plano de Trabalho realizado pela Comissão de Economia Criativa e Indústrias Culturais, a implementação do Selo Mercosul Cultural, que tem como objetivo ampliar e desburocratizar a circulação de bens culturais, e do Fundo Mercosul Cultural, fundo contábil.

Para o ministro de Culturas e Turismo do Estado Plurinacional da Bolívia, Marko Machicao, dois pontos sintetizam as intenções de investir nas culturas dos países membros e associados ao bloco. "É um documento pertinente com características positivas das reuniões. É um avanço a criação do Fundo econômico por parte dos países do Mercosul, que buscará apoio as iniciativas culturais de cada um dos países membros. Outro ponto muito importante é a criação do Selo que permita a circulação de bens culturais, de artes dos nosso músicos e artistas, em geral, o Selo permitirá aos países mais fácil acesso aos bens de diferentes países mostrar e se torna uma maneira de também de fortalecer essas culturas", disse Machicao.

Segundo a ministra da Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai, Mabel Causarano, a agenda para o Paraguai que assume a Presidência Pro Tempore do Mercosul Cultural no dia 1º de julho já está pronta. "Vamos ter muito trabalho, mas já temos pautadas as prioridades e os produtos que temos que obter ao longo do trabalho", contou a ministra.

No documento consta o apoio do bloco ao Programa "Más Allá de la Guerra: Memoria, Reflexion y Cultura de la Paz – Por los 150 Años de la Guerra Grande", que buscará resgatar a história, memória e informações sobre a Guerra do Paraguai, como é denominada pelos brasileiros.