Bancada do PT no Senado repudia "sórdida campanha" contra Lula

A bancada do PT no Senado divulgou nota, nesta terça-feira (23), em que manifesta “solidariedade” ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e repudia a “sórdida campanha de deslegitimação” contra ele. No documento, a bancada enaltece a figura de Lula e afirma existir uma “campanha baseada apenas no ódio espesso dos ressentidos” ao ex-presidente.

Bancada do PT no Senado com Lula

“Tentam fazer hoje contra Lula o que fizeram contra Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart. Usam cínica e seletivamente da imprescindível luta contra a corrupção para tentar destruir um projeto nacional e popular que elevou o Brasil e o seu povo. Um projeto que propicia o efetivo combate aos desvios e que vem livrando o Brasil da grande corrupção da miséria e das desigualdades”, diz a nota sem mencionar os responsáveis pela campanha.

O líder do governo no Congresso, Delcídio Amaral (PT-MS), concordou com os apontamentos feitos pelo ex-presidente. Para ele, Lula, independentemente de ter presidido o país, é um militante petista. “Ele é a maior liderança que temos e, dentro desse contexto, acho que ele enfatizou isso, o PT tem que mudar. Se o PT não se reciclar, não avaliar muito bem toda a experiência que vivenciamos de transformação do país, vamos ficar para trás”, avaliou Delcídio.

Nesta segunda (22), durante o seminário Novos Desafios da Democracia, em São Paulo, o ex-presidente Lula fez uma análise crítica sobre o atual momento político e econômico do país e enfatizou que o seu partido, o PT, tem como desafio atrair a juventude para promover uma renovação das lideranças.

Questionada por jornalistas, a presidenta Dilma Rousseff também comentou as declarações do ex-presidente Lula. "Todo mundo tem o direito de criticar, mais ainda o presidente Lula, que é muito criticado por vocês", disse a presidenta aos jornalistas, nesta terça (23), após anunciar a nomeação da empresária Luiza Trajano para o Conselho Público Olímpico Brasileiro, substituindo o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, em evento no Rio de Janeiro.